Gislayne Felix's profileKarina Costa de Lima's profile

Proj. Integrado VI

O Conceito de Sustentabilidade e Tecnologias Aplicadas na Construção de Habitações Sociais em Massa no Brasil
Introdução

Sustentabilidade é um conceito que se deriva de histórico de debates e discussões abertos em conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) e, publicações, como o relatório “Nosso Futuro Comum”, nos anos de 1972 a 1987, abordando problemas ambientais, impactos globais, poluição industrial, desmatamento e aumento populacional. O termo ganhou força no ramo civil, nos anos de 1994, através de uma das
conferências, sobre Eficiência Energética, e nos anos seguintes, o Brasil passa a ter grande importância neste contexto, sendo sede para grandes conferências, como a Rio 92, que posteriormente criou a Agenda 21 - documento elaborado para funcionar como um instrumento de promoção da prática sustentável nos países em desenvolvimento.

Para auxiliar na compreensão do assunto tratado como abrangente, a sustentabilidade foi definida como “Toda ação destinada a manter condições energéticas, informacionais, fisícos-químicas que sustentam todos os seres vivos, comunidade de vida e vida humana. Visando, sua posição atual e prevendo situações posteriores para sua continuidade, planejando sua capacidade de regeneração e reprodução a evolução”. (Leonardo Boff, 2012).

Dado exposto, objetivou a análise da sustentabilidade aplicada no âmbito da construção civil - setor fundamental para o alcance dos objetivos ao desenvolvimento sustentável - em projetos de baixa renda no Brasil, com a residência sustentável Casa Alvorada e o “Programa Minha Casa, Minha Vida”.

Considerações Finais

Ambos os projetos objetivam reduzir o déficit crescente da demanda por moradias, sendo a população de baixa renda o público alvo. Entretanto, enquanto o Programa “Minha Casa, Minha Vida” tem o foco na produção em massa tendo como consequência a perda de urbanidade, a Casa Alvorada propõe um projeto sustentável de caráter experimental que visa sua replicação em larga escala.

Logo, se o investimento empregado atualmente no Programa “Minha Casa, Minha Vida” fosse investido nas medidas aplicadas no protótipo da Casa Alvorada e replicados na construção em massa, o cenário da construção civil no Brasil seria notado com mais propriedade, tanto pelos certificados e selos de sustentabilidade quanto pelo mercado exterior. Comprometer-se com o desenvolvimento sustentável acordado junto a outros países na Agenda 21, não resume-se apenas a mitigar os impactos sobre o ambiente hoje, mas também conscientizar e envolver toda a sociedade nas ações para o alcance de resultados rápidos, efetivos e que induzam a um legado por gerações.


Proj. Integrado VI
Published:

Proj. Integrado VI

Prancha realizada para projeto acadêmico da disciplina de "Projeto Integrado VI" do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Anhembi Moru Read More

Published: