Projeto Orixá

A palavra em yorubá Òrìsà (Orixá) é uma modificação fonética de Orìsè que vem de: Ibiti orí ti sè (a origem ou fonte de orí-cabeça) em referência que todo orí vem de Olórun, ou ainda, Orixá é "o Senhor e Guardião da nossa cabeça!".

Orixá (o santo) 

Orixás (em Yorubá: Òrìṣà) são divindades da religião iorubá representados pela natureza. 
Dividem-se em dois grupos, os aborós ou orixás masculinos, e as aiabás ou orixás femininas. Foram enviados por Olodumarê para a criação do mundo e após isso, ensinar e auxiliar a humanidade a viver no planeta. Quase todos encarnaram como humanos e tiveram vida terrena, mas já existiam anteriormente no Orum, e outros eram humanos que se tornaram orixás pelos seu feitos extraordinários e sabedoria durante a vida, ou porquê teriam nascido com poderes sobrenaturais e podiam controlar a natureza, como: raios, chuvas, rios, fogo, vento, árvores, minérios e o controle de ofícios das condições humanas, como: agricultura, pesca, metalurgia, guerra, maternidade, saúde.

O objetivo desse projeto era apresentar os orixás de uma forma modernizada, mais "heroica", como se fossem de algum panteão de HQs. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, com à imposição do catolicismo aos negros, cada orixá foi associado a um santo católico, para manterem os orixás vivos e não perder seu direito ao culto. Aqui eu os trago em sua essência, em seu cerne, em sua forma nua com seus elementos originais, com suas armas, símbolos, cores e energia, sem sincretismo, sem branquitude, sem tapeios. 

Nesse projeto, eles não são Santos, mas Deuses, em toda sua forma como imagino que fossem pensados. Cobertos de ouro, prata, com suas peles retintas, e seus olhares poderosos que olham na alma de seus filhos e avaliam seus corações.


Projeto Orixá
Published:

Owner

Projeto Orixá

Published: