Micaela Almeida's profile

Megamural - Naná Vasconcelos, S&B

★   Naná Vasconcelos: Sinfonia & Batuques   ★
Naná Vasconcelos está ali, tocando berimbau para o pôr do sol no centro do Recife, ao passo de muitos passos transeuntes, transpassa leveza e segue nos impactando com a sua grandiosidade. Hoje seu legado artístico reverbera na Cultura e na Arte da nossa cidade, estado, país. Música e Arte é educação. Naná foi e é um grande educador através do som e do silêncio.

Esta é a Primeira Pintura Muralista no mundo em homenagem a Naná Vasconcelos, realizada na fachada do Edifício Guiomar, localizado no centro da cidade do Recife. Com cerca de 300m², em uma área de intensa circulação de pessoas e carros, a imagem de Naná se destaca serena em um território bastante simbólico: no meio da avenida Princesa Isabel, ao lado do Parque Treze de Maio e de frente para a Faculdade de Direito do Recife. Viva Naná!

Acompanhe mais detalhes do processos de pesquisa e produção a seguir.
_ PESQUISA & IDEALIZAÇÃO _
Com total respeito a trajetória de Naná Vasconcelos e sua família, pude pesquisar alguns detalhes de sua obra e trajetória biográfica, com a autorização e grande apoio de Patrícia Vasconcelos, viúva de Naná, curadora de sua obra e responsável por todo seu legado. Patrícia trava uma luta pelo reconhecimento e valorização do legado cultural de Naná no estado. Outra grande incentivadora do megamural foi Paz Brandão, percussionista e cantora, amiga de Naná, já tendo o acompanhado por vários anos na abertura do Carnaval do Recife.

Diante de tamanha grandeza, também me surpreendi ao notar que ele quase não era mencionado aqui em nossa cidade. Perguntei a muitas pessoas pelas ruas e pouquíssimas sabiam quem ele era, em sua própria cidade de origem, ao passo em que foi considerado por oito vezes o melhor percussionista do mundo. Além de ter gravado com outros grandes nomes da música nacional e mundial, Naná estava todos os anos orquestrando a abertura do Carnaval do Recife junto às Nações de Maracatu. Engraçado, né? Muito embora revoltante! Logo entendi a necessidade e a vontade de retratar uma figura grandiosa como Naná Vasconcelos para a nossa cultura. Fui tocada não só por sua música e sensibilidade com a Natureza, mas também com esse apagamento fruto da estrutura social colonialista que ainda permeia nosso país, como o racismo estrutural, o machismo etc.

A música de Naná evoca em mim um sentimento de grandeza e pequenez, além de me aproximar das minhas raízes e minha origem. E
ntão foi muito simbólico para mim, enquanto mulher indígena e artista, o ter escolhido para ser retratado no primeiro Edital de Megamurais da cidade do Recife.
_ PRODUÇÃO _
FASE 1: Limpeza, Fundo Preparador e Cor de Base
Realizamos a limpeza de toda a fachada, depois aplicamos o Fundo Preparador e, por fim, pintamos toda a área com a cor de fundo (baunilha). Os primeiros dias são os mais tensos, pois estamos nos acostumando com toda essa coisa acontecendo e, do nada, estar numa estrutura de ferro, a cerca de 30 metros do chão, que literalmente balança com o vento, e está presa por 2 cabos de aço. Tudo normal! rs Enfim, estávamos acalmando os medos, nos acostumando com o calor das condições normais de concreto-ferro ao sol de meio dia em Recife... Sim, é muito desgastante... Mas é muito prazeroso criar arte de forma genuína e saber que tivemos suporte e cuidado da nossa equipe de produção. É primordial ter atenção e cuidado de todas as pessoas no trabalho, pois o risco é muito alto, durante 15 dias. Ao fim do dia, todas as vezes que finalizamos, por volta das 17h, existe um processo de subida do balanço, fechamentos e organização de tudo para o dia seguinte.
FASE 2: Marcação & Preenchimento
Agora um pouco mais acostumada com as condições extremas (nem tanto assim rs), realizamos a projeção e a marcação no período da noite. A projeção também é bem complicada, pois precisamos achar um ponto nas proximidades do prédio, onde conseguimos instalar o projetor e ter uma proporção semelhante ao desenho original, numa certa distância. Isso requer muita paciência e tentativas diversas com a vizinhança. :D

Quando encontramos um ponto fixo ideal para realizar a projeção, nos organizamos e subimos para marcar: eu, Monique e Naara. Marcamos com sprays de cores escuras e claras, diferenciando as tonalidades. Quando estamos no balancim, precisamos nos atentar com a chuva, pois ele é elétrico e não combina muito com água. Dessa forma, quando estávamos marcando, começou a cair gotas de chuva e eu comecei a ficar nervosa, pois se a gente subisse para sair do balanço, a marcação estaria pela metade e muito dificilmente conseguiríamos encontrar o mesmo ponto. É muito delicado sim...
Mas as meninas me acalmara, me incentivaram a continuar, e a chuva foi parando! Gracias demais, velhas, vocês foram importantes demais nessa situação e em outras!

No dia seguinte iniciamos o preenchimento das partes marcadas. É igualmente desafiador esse momento, pois é durante o dia seguinte que localizamos algumas falhas na marcação e precisamos, com muita cautela, realizar os ajustes das linhas. A marcação é que diz todo o resultado final do desenho, pois serve como uma guia para executar as partes do rosto. É uma fase de maior atenção e cuidado, apesar de também livre para realizar mudanças estéticas pontuais. Sendo assim, é também a que mais se estende nos dias.

FASE 3: Detalhes & Finalizações
 Na última fase acrescentamos os últimos detalhes da pintura. Aqui pude utilizar de ferramentas e gambiarras pra reproduzir alguns detalhes da camisa de Naná. Também realizamos finalização nas cores, limpamos alguns pingos de tinta fora do lugar, ajustamos partes da arte que porventura necessite, além da assinatura e legendas. Em seguida é feita a aplicação do verniz acrílico, visando  maior durabilidade da pintura frente às intempéries como vento, poeira, fumaça, sol e chuva.

Após a finalização da fachada principal, o balancim foi deslocado para a lateral da fachada, para que também fosse pintada e restaurada, assim gerando uma maior harmonia no prédio. A lateral da fachada possui aproximadamente 2,5m de largura X 30m de altura, na qual também realizamos todas as fases: limpeza, fundo preparador, cor de fundo, detalhes e verniz.
_ GALERIA DE OUTRAS IMAGENS _
Nas imagens seguintes você pode acompanhar outros belos momentos dos belos seres humanos envolvidos nesta bela história! :D rs
_ FICHA TÉCNICA _
Artista: Micaela Almeida 
Produção executiva: Micaela Almeida
Produção artística: Andressa Monique 
Assistente de produção: Corine Santos
Assistentes de pintura: Pedro MegaArt, Tati Naara e Josué Freitas
Fotografias: Rennan Peixe e Demisson Silva
Direção Audiovisual: Rennan Peixe
Projeção: Uenni e Ernesto Carvalho
Assessoria de Imprensa: Daniel Lima e Raynaia Uchôa
Empresa balancim: Carvalho Leal Engenharia
Operadores balancim: Waliton e Juanh
Apoio: Tintas Iquine e Gráfica Reprocenter
Incentivo: Edital de Megamurais da Prefeitura do Recife - Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb)

Agradecimentos:
Patrícia Vasconcelos, Luz Morena Vasconcelos e Paz Brandão.
Raquel, Dona Edite e sua família (guardiãs da pintura).
Todas as pessoas que cruzaram meu caminho nesse movimento.

Recife, Novembro de 2023
_ DOCUMENTÁRIO _
Assista abaixo ao teaser do documentário do megamural "Naná Vasconcelos, Sinfonia & Batuques", dirigido por Rennan Peixe.

Links úteis:

https://nanavasconcelos.com.br/
instagram.com/nanavasconcelosoficial
instagram.com/escolananavasconcelos.ufrpe
Megamural - Naná Vasconcelos, S&B
Published:

Owner

Megamural - Naná Vasconcelos, S&B

Published: