Questões desestruturantes | Livro

Questões desestruturantes no ensino de história
Autores: Carmem Zeli de Vargas, Gil Caroline Pacievitch, Edison Luiz Saturnino, Fernando Seffner e Nilton Mullet Pereira.
Sobre o livro:
Este livro quer provocar a infinidade do sentido. Abrir a aprendizagem em história à potência criativa que leva a agir e a expandir a vida. Maria Farinha e Zé do Caroço nos ajudam a criar o elo entre um pensamento livre e as condições materiais da existência da vida de professores e professoras de História. Entre a liberdade do pensamento e as circunstâncias históricas de um presen-te que se apresenta na forma de exclusão, fome, racismo, homofobia, discriminação, pobreza, violência. Maria Farinha e Zé do Caroço realizam a síntese de um pensamento, cuja criação se dá a partir de problemas do presente. Por isso, os dois perso- nagens constroem um currículo de História inclusivo, aberto, que escuta os barulhos do mundo: cosmologias, modos de vida, culturas, epistemologias, metafísicas, os corpos em sua inapelável multiplicidade.


Sobre o projeto:
A partir de um livro tão poético e multicultural, o projeto gráfico e as ilustrações foram pensadas para refletir a vivacidade do Morro do Pau da Bandeira, onde o herói Zé do Caroço anunciava pelo alto-falante que a mudança estava por vir. Cada ponto da ilustração de capa reúne casinhas, pessoas e animais importantes para traduzir a vida cotidiana da favela. Já no miolo do livro, ícones e boxes foram criados para que a leitura fosse construída de forma dinâmica, e para fornecer possibilidades de expandir a leitura para além do texto base.


Elementos ilustrados para a capa
Capa
ícones coloridos e pb
Abertura dos capítulos


Núcleo de Produção Editorial da Gráfica da UFRGS
Acompanhamento Editorial: Michele Bandeira
Projeto Gráfico e Diagramação: José Victor Ferreira de Oliveira e Luciana Hoerlle
Ilustrações: Luciana Hoerlle
Revisão: Felipe Raskin Cardon

Obrigada!


Questões desestruturantes | Livro
Published: