Luca Rondina's profile

Fluxo de avaliação de Edtechs

Contexto

O Sistema Fiep é responsável por diversas frentes de educação através do Sesi, Senai e IEL. Operando desde o ensino básico até o superior. Além disso, incuba e acelera diversas startups com projetos de inovação em negócios, recebendo auxílio no desenvolvimento de seus produtos. Dentre essas startups, existem projetos focados em educação, conhecidos como Edtechs​​​​​​​
Criou-se um processo de parceria entre o setor de educação e o de inovação, para que essas Edtechs tivessem acesso à sala de aula para colocar em teste seus produtos com alunos reais. Os projetos com melhor desempenho receberiam a chance de firmar contratos de exclusividade e de prestação de serviço com o Sistema Fiep.
Problemática

Era necessário estabelecer um sistema de avaliação e testagem para os produtos tecnológicos de forma que fosse amigável ao aluno que avaliaria, engajasse esse aluno e oferecesse feedbacks de qualidade.


Solução

Desenhei um sistema de avaliação, focado na experiência dos alunos. Renomeei o processo de teste para cocriação, no intuito de eliminar o sentimento do aluno de ser usado como cobaia. Ele seria agora nosso parceiro no processo de construção, participando de dinâmicas e recebendo recompensas pela sua participação.
Ciclo de testagem

Todo o ciclo de avaliação foi construído  com base no design centrado no humano/usuário com sub etapas:​​​​​​​​​​​
Recompensas

Sugestão do estabelecimento de um sistema de recompensas para engajar esse aluno, com pins colecionáveis relacionados às soft skills que ele desenvolveu durante a testagem de cada tecnologia. Esses pins tiveram suas artes criadas com base nas competências gerais estabelecidas pelas BNCC.
Confira um vídeo com a apresentação inicial do projeto:
Obrigada​​​​​​​
Fluxo de avaliação de Edtechs
Published:

Owner

Fluxo de avaliação de Edtechs

Published: