FUNDAMENTO é um projeto de fotografia documental feito por @docezero e @odaramaria que visa mostrar fragmentos do que existe de mais importante para as religiões oriundas de África e suas variações. Nenhum desses cultos ou religiões se limitam a esse ou qualquer registro audiovisual feito por nenhum ser humano.
O acaçá é feito com a farinha do milho branco e envolvido na palha de bananeira passada no fogo. Apesar de ser uma comida diretamente ligada a Oxalá, todo orixá come, e justamente por isso que sua simbologia é tão importante no candomblé e umbanda. Ele simboliza o alimento do corpo e do ori, que é a nossa cabeça, nosso guia.
As mulheres são figuras importantíssimas dentro das cozinhas das casas de axé, pois, tradicionalmente, são elas que possuem os conhecimentos necessários para alimentar e nutrir a família. Isso não quer dizer que os homens não possam ou devam cozinhar, mas eles sempre serão supervisionados por uma mulher.
Na foto do meio, uma mulher de santo, filha de Iemanjá que é a mãe de todos os orixás, preparando a comida da sua casa
O atabaque é muito importante nas religiões de matriz africana, porque o orixá é movido e chamado a terra pelo som. Existem muitos sons e cantigas que também trazem os orixás até aqui para dançar com a gente, mas o atabaque é inicio, meio e fim de todos esses sons. É um instrumento de louvor ao divino, de manutenção da energia e da alegria.
Pode até parecer discurso de feng shui, mas a organização dos espaços físicos é extremamente importante para o equilíbrio mental e espiritual. Todo e qualquer lugar precisa estar limpo pra estar em harmonia, principalmente em lugares onde se cuida da cabeça das pessoas. A limpeza e organização da casa (seja ela de umbanda ou a sua casa) e dos corpos que estão dentro dela representam limpeza energética e espiritual.
Cuidando da casa para poder cuidar do corpo e do espírito. onde se cuida da cabeça das pessoas. A limpeza e organização da casa (seja ela de umbanda ou a sua casa) e dos corpos que estão dentro dela representam limpeza energética e espiritual.
No axé, você não faz nada sozinho. Tudo é feito com as nossas próprias mãos e em comunidade. O trabalho em conjunto de pilar o barro para construir a casa de Omolu e Nanã representa outro conceito importante dentro da umbanda: o de comunidade. Omolu, que é o deus da terra, pediu para que a casa fosse feita do barro e construída com as mãos e pés de seus filhos.
Chamado carinhosamente de "avô fogo", ele é um dos elementos da criação do mundo, além de ser uma das representações de Xangô, o rei justo e senhor dos raios. Se tem muito respeito pelo fogo: ele representa alimento, luz, abrigo, calor e a criação.
FUNDAMENTO
Published:

Owner

FUNDAMENTO

Este projeto ainda está em construção. FUNDAMENTO é uma coleção de fotos que foram tiradas em 2019, num santuário religioso de umbanda que respei Read More

Published: