Mariana Fregulia's profile

PROTEÇÃO ANIMAL: AMOR INCONDICIONAL E GRATIDÃO

PROTEÇÃO ANIMAL: 
AMOR INCONDICIONAL E GRATIDÃO
Reportagem Fotográfica de Mariana Fregulia
A proteção animal é de grande importância e despende de extrema dedicação de quem a executa. As ONGs de proteção lutam contra a criação e venda de animais de raça e, principalmente, contra o preconceito que ainda existe pelos cachorros sem raça definida, que continuam sendo rejeitados e abandonados. Em Curitiba existem feiras de adoção todos os fins de semana, organizadas por protetores e voluntários e normalmente realizadas em parques ou petshops. Nessa reportagem fotográfica, visitei uma das feiras de adoção de Curitiba e também estive na sede do Instituto Cãoxonados, da protetora Cida Maria, que abriga mais de 400 cachorros resgatados. 
As feiras de adoção do HiperZoo Pet Center, no bairro Parolin, em Curitiba, ocorrem todo sábado a partir das 11h até as 17h, já sendo uma tradição do local, que cede o espaço para a realização das feiras há anos. Tudo é previamente combinado entre a loja, os protetores e os voluntários. Cida Maria (foto 1), do Instituto Cãoxonados, contou um pouco sobre as feiras: "A adoção é o caminho que nós protetores temos como a continuação do nosso trabalho. Para adotar é necessário cumprir alguns requisitos, como ser maior de 21 anos e trazer comprovante de residência. O adotante precisa ter a consciência de que está acolhendo uma vida. As pessoas reclamam, nos chamam de chatos, mas nós tentamos chegar o mais perto possível de uma adoção perfeita".
Os cães e gatos de raça ainda são a preferência, e por esse motivo existem pessoas que criam e vendem esses animais, os quais, na maioria das vezes, são obrigados a se reproduzir de forma cruel e constante. A castração foi ensinada como errada ou desnecessária e, com o abandono, cachorros sem raça definida e não castrados continuam tendo filhotes sucessivamente, o que acaba aumentando o número de animais na rua ou em situação de maus-tratos. Por esse motivo, e também para a prevenção de doenças, antes de serem doados todos os animais são castrados pelos protetores. 
A chácara da protetora Cida é localizada em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba, e lá ela possui mais de 400 cães resgatados de todas as idades. Esse número aumenta a cada dia, e o mesmo acontece com os outros protetores de Curitiba e região. Os animais, que são resgatados da rua, de canis que praticam maus-tratos, ou até mesmo jogados na porta do abrigo, normalmente chegam em péssimo estado, com várias doenças e, muitas vezes, à beira da morte. A proteção animal é um trabalho árduo que exige dedicação extrema e muitas abdicações. Para Cida, o único motivo que justifica e incentiva esse trabalho é o amor incondicional que ela tem pelos animais, e a gratidão nos olhos daqueles que ela resgata. 
Cida e os outros protetores precisam de muita ajuda financeira para a compra de ração, medicamentos, idas ao veterinário, castração e outras cirurgias. Mais do que isso, eles precisam de pessoas dispostas a adotar e dar amor àquele animal que, na maioria dos casos, já sofreu bastante. Não é necessário raça para dar amor, e não existem apenas cães de raça pequenos e que cabem em apartamento. Os cachorros sem raça definida também merecem ser vistos, cuidados e amados, e o trabalho dessas ONGs precisa ser cada vez mais valorizado. 
Para ajudar a Cida:
Instagram: @caoxonadoscwb
Maria Aparecida Chimelli 
CPF: 641.271.929-68
•Banco do Brasil 
Agencia: 4120-3
Conta Poupança: 12.291-2
Variação 51 .
•Caixa Econômica .
Agência: 0385 
Conta Poupança: 46266-3
Operação: 013 
•Pic Pay @cida.maria.caoxonados

Outras ONGs de Curitiba e região no Instagram:
@institutoaumigao
@sos4patas.parana
@institutoficacomigo_
@crazycatgang
@miaumigos
@animaissemteto
Trabalho realizado para a disciplina de Fotojornalismo
Professora Maria Zaclis Veiga Ferreira
Universidade Positivo
Curitiba
Novembro de 2020
PROTEÇÃO ANIMAL: AMOR INCONDICIONAL E GRATIDÃO
Published:

PROTEÇÃO ANIMAL: AMOR INCONDICIONAL E GRATIDÃO

Published: