A série “Transeuntes” reflete sobre o indivíduo que, ao transitar por diversos espaços, acaba por modificar a si mesmo. Sobre como, no final, todas as experiências adquiridas e formas de ser vividas serão chaves para seu próprio entendimento como ser humano.
A experimentação em busca de superfícies com qualidades táteis é feita utilizando papel, tecido e gesso.
Metaforicamente, a intersecção desses materiais representa os cenários aos quais o individuo é exposto. Dessa forma, os flagelos e desgastes no algodão exercem o papel dos traumas e dificuldades. Esse suporte, então, é atravessado por traços em carvão que, ao utilizarem a linguagem linear, definem, através de contornos, os traços de uma forma humana. Nas áreas do corpo que incidem sobre o tecido, a figura torna-se representada de forma pictórica com a utilização de tinta a óleo. Esse equilíbrio entre a matéria bruta do suporte e o refinamento da linha até a pintura discursa sobre a tensão presente na experiência humana, a qual nos exige formas de adaptação e sobrevivência. Tanto de forma física quanto psicológica.
A pesquisa para este projeto começou em 2018, no decorrer de meu semestre de intercâmbio na Escola de Artes e Design do Politécnico de Leiria, Portugal (ESAD). Durante as disciplinas de desenho e pintura, buscava encontrar uma forma de representação que dissolvesse o traço da linguagem linear em manchas de linguagem pictórica.
Durante esse momento, pesquisava sobre diferentes suportes e processos, utilizando papel, tecido, gesso, tingimentos naturais, dentre outros materiais.
Ao voltar para o Brasil, no início de 2019, me deparei com sentimentos de profundo questionamento sobre meu processo minha transformação no período fora do país. A busca por esse entendimento sobre quem sou em diferentes contextos serviu de norte para a realização da série “Transeuntes”.
A série objetivo convidar o expectador à uma janela que desperte a empatia com as pessoas retratadas e a chance de reflexão sobre suas próprias transformações. A passagem do tempo, mudanças de ideias, traumas, ideologias… são todos elementos a serem usados na busca por essa essência. Tendo em vista uma pluralidade de falas e contextos, os vídeos irão retratar artistas de diversos grupos sociais, como uma forma de contar suas histórias e explorar sua subjetividade. Demonstrando assim, as suas diferenças de processos, mas também aquilo que os torna semelhantes na experiência da vida humana e social.
Transeuntes
Published:

Transeuntes

Published: