Maurício Hilgert's profile

Bucolismo Simbólico

Bucolismo Simbólico
O período de isolamento tem me feito prestar mais atenção nos eventos naturais e a manifestação da vida em suas mais diversas formas. As obras são criadas a partir da busca pela correlação dentre as estruturas do corpo humano com as demais formas de vida presente na natureza. Tal qual as plantas, nascemos, nos desenvolvemos e morremos. Inclusive, são semelhantes o sistema venoso humano e as raízes das árvores: ambos transportam sangue e seiva, sendo mantenedores da vida.
Os elementos naturais presentes nos quadros vêm da coleta desses espécimes no sítio, no interior da Lomba Grande, onde se encontra meu atelier. Essas caminhadas, quase meditativas, pelo espaço ao meu redor, são o ponto de partida para as criações. 
Estas reflexões, materializados em pintura, têm o fim de lembrar que somos parte integrante de uma natureza infinda e sólida.
Coração de Madeira / Mandíbula
70cm x 50cm
Óleo sobre tela
2019
Até o presente momento, a pesquisa conta com algumas pinturas em papel kraft e diversos apontamentos da flora ao redor. Além de obras, de 2018 e 2019, que já apontavam para o mesmo caminho. Prevejo, para a continuidade do processo artístico, experimentações mais ousadas, explorando materiais naturais coletados no solo, madeiras, cascas, folhas, etc. Resinificando os mesmos, através de linguagem pictórica e escultural. 
O processo de pesquisa e criação será constantemente compartilhado pelas minhas redes sociais, permitindo ao público uma proximidade muito maior. E instigando, em cada indivíduo, uma reflexão própria sobre os espaços onde está inserido.
Bucolismo Simbólico
Published:

Bucolismo Simbólico

Published:

Creative Fields