Carlos Mota Morais's profileIgor Wendland's profile

Integração do entorno imediato ao Estádio Serra Dourada

Esse foi um projeto desenvolvido com intenção de propor a integração entre o entorno imediato ao Estágio Serra Dourada em Goiânia - GO, por meio da inovação do contexto existente e dos aparelhos de mobilidade da cidade. Propondo novos modais com propósito de requalificar a região e demarcar as potencialidades adjacentes, tendo por objetivo a melhor ocupação possível dos espaços urbanos analisados no projeto.
"Buscar entender a segregação sócio-espacial a partir de uma análise profunda de todas as possibilidades de deslocamento no território, dos caminhos percorridos e dos que querem ser percorridos, identificando as barreiras que impedem o movimento, relação expressa no diagrama 'movimento/barreira/intenção de movimento'. Tal entendimento é necessário para a mediação do espaço urbano e a criação de novas alternativas que beneficiem seus atores, atendendo principalmente a necessidade de promoção da justiça social e a redução da violência, tornando a cidade um local mais seguro, agradável e democrático. 
Para tal desenvolveu-se a metodologia:
Identificação dos fluxos que percorrem nossa área de atuação;
Classificação dos fluxos identificados;
e Projeto de circuito que qualifique o território e integre diversas modalidades de trânsito e ocupação espontânea/pré existentes ou deterministas que corroborem intenções de atuação.
A intenção era pensar a cidade nos desvencilhando do método tradicional de análise, baseado num extenso levantamento de mapas convencionados que na maioria das vezes não colaboram para a criação de uma alternativa criativa a realidade urbana.
Acreditamos que a compreensão dos fluxos urbanos, os mais variados, nos trarão um entendimento da área no que tange a usabilidade, entendendo que uma região é qualificada pela quantidade de pessoas que por ali passam, permanecem e vivem. 
Conhecer os fluxos nos permite mapear os pontos de interesse e seus usos específicos, a quem eles atendem em essência, a quem eles são convertidos em barreira, o motivo e demostrar a origem e o destino dos atores."

"Algumas premissas do projeto: 
- Requalificar e fundir os fluxos pré-existentes.
A partir da pesquisa conseguir sobrepor e otimizar os fluxos dados pela estrutura rígida do planejamento urbano regular, potencializar os fluxos criados pelos usuários e dar mais qualidade para os fluxos 'clandestinos', integrando fluxos repetitivos e desordenados.
- Propor novos fluxos, novas alternativas de modais e pontos de conexão.
Possibilitar a adição de caminhos mais humanizados, facilitadores do acesso a cidade e utilizar referências como direção para a criação de pontos integradores e de alternativas aos modais regulares.
- Promover a integração territorial a partir da inclusão com base na mobilidade.
A partir da reestruturação desses fluxos, permitir uma maior integração e o rompimento de barreiras impostas aos atores, diminuir as distâncias segregadoras e privilegiar a integração sócio-espacial a partir do projeto a ser proposto.

Partido: 
Trata-se de um circuito intermodal que conecta todos os pontos de interesse que foram elencados através da análise dos fluxos.
Para a região do entorno imediato ao estádio foram propostas três zonas de intenção, a primeira (verde) diz respeito a requalificação e ampliação do parque da criança, a segunda (lilás) é o centro do projeto, um terminal onde todos os modais (ônibus, teleféricos, bicicletas, etc...) se conectam e alcançam os demais pontos de interesse, e a terceira (amarela) trata-se de uma alternativa para arrecadação de fundos para manutenção do sistema do circuito. Um estacionamento gerido pelo poder público, que inclusive atua como incentivador para os motoristas deixarem o carro e usarem um dos diversos modais para chegar ao seu destino próximo."

Divisão sócio-espacial foi o problema que elencamos assim que nos deparamos com a área, de maneira superficial e ainda sem muita ideia de como trataríamos o tema, mas já era evidente, desde o início de nossas reflexões que o sítio do nosso projeto era complexo e que demandaria uma reflexão profunda para que chegássemos a um norte de atuação. 
O entorno imediato do estádio Serra Dourada, edifício icônico no imaginário goianiense, localizado no setor Jardim Goiás, é nosso objeto de estudo principal, mas é impossível refletir sobre esse grande vazio urbano, recheado de milhares de vagas de estacionamento ociosas durante a maior parte do tempo, sem levar em conta os diversos impactos que suas adjacências sofrem, tanto por parte desse equipamento urbano quanto por questões espaciais, sociais e políticas.
Contraditória talvez seja a palavra que melhor defina a situação dessa rehião da cidade e o uso do solo pode ser o aspecto que mais escancare isso, pois mesmo estando muito próximo de regiões centrais importantes de Goiânia e estar passando por ujm processo de grande adensamento populacional, o setor Jardim Goiás está rodeado de enormes vazios urbanos. As imagens de satélite mostram uma região de esfacelamento da cidade, onde o tecido urbano se desfaz e nascem no meio do vazio, espigões residenciais e empresariais.
A imagem ao lado representa nosso entendimento da área. diversos usos, grandes equipamentos urbanos, de esporte, cultura, lazer e comércio, áreas verdes generosas, residências de baixo, médio e alto padrão. Palavras que somadas sem contexto são a receita ideal para uma centralidade viva, diversa, cheia de comodidade e ativa. Essa é a potência dessa região, não fosse, dentre alguns fatores as grandes barreiras que dividem esse espaço e aqui retornamos ao tema que incitou nossa reflexão: divisão sócio-espacial.
São várias as barreiras que segregam pessoas, espaços e usos nessa região, algumas mais nítidas que outras. As mais gritantes são as vias de grande e rápido fluxo que cortam o espaço, dividindo-o em quatro quadrantes, isolando lugares que juntos teriam uma potência muito maior de serem qualificadores urbanos. A pujança dessa barreira nos inclinou a pensar nossa atuação baseados no movimento, com a intenção de atender o desejo de movimento que nos foi despertado, conectando, através da possibilitação do fluxo, as áreas segregadas. Nossa observação é resumida no diagrama: movimento / barreira / intenção de movimento."
Integração do entorno imediato ao Estádio Serra Dourada
Published:

Integração do entorno imediato ao Estádio Serra Dourada

Projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Urbano II, ministrada pela professora Erika Kneib, para o curso de Arquitetura e Urbanismo, na Facu Read More

Published: