Situada a cerca de 6 km da rodovia BR-101, no distrito de Bracuí, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e em região montanhosa cercada pela Mata Atlântica, a Aldeia Sapukai possui atualmente 420 habitantes guaranis, distribuídos em 80 famílias. Argemiro Caraimirim (pequeno sábio em guarani) é o Cacique atual.
A principal fonte de alimentos é o cultivo de mandioca, batata, banana, palmito pupunha, açaí e juçara. A aldeia possui uma pequena represa, com água de nascentes, para a criação de tilápias.
Quase todos na aldeia são bilíngues, porém a língua falada entre eles é o tupi guarani.
Na Escola Estadual Guarani Karaí Kuery ensina-se, entre outras matérias, a língua portuguesa, somente à partir dos nove anos de idade.
A música é muito apreciada pelos indígenas. Estes praticam o canto coral e a maioria dos jovens sabem tocar violão e rabeca, um tipo de violino rústico. As danças também fazem parte dos costumes.
O artesanato guarani é uma tradição antiga, muito apreciada por turistas e um meio de sustento. É impossível não se encantar com os coloridos cestos, arcos e flechas, colares, pulseiras e os animais esculpidos em madeira, muitos criados em tempo real.
Muitas parcerias são feitas em prol da aldeia. A Universidade Federal Fluminense/ UFF e o Estado são seus principais parceiros. Para geração de renda contam com a venda de artesanato, visitações guiadas e apresentações contratadas para eventos especiais, dentro ou fora da aldeia.
A recepção aos visitantes, que deve ser agendada, inclui um passeio guiado por toda a aldeia, apresentações de dança e música e, se o tempo colaborar, um mergulho na bela cachoeira do rio Bracuí.
É muito gratificante conhecer o “nhandereko”, o jeito de ser guarani, e os costumes deste simples e simpático povo que antes de tudo é brasileiro e merece todo o nosso respeito.
Aldeia Sapukaí
Published:

Aldeia Sapukaí

Fotografia Documental - Trabalho realizado na Aldeia Sapukaí - etnia Guarani - Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil

Published:

Creative Fields