Wagner Beethoven's profile

Procurados pela Justiça

Sobre o projeto

Segurança é um assunto que engloba todas as pessoas, em qualquer cidade do mundo . No Brasil, em especial, é um dos temas que mais preocupa por conta de casos graves como assaltos, ataques a caixas eletrônicos, roubo de cargas e tráfico de drogas, por exemplo. A tecnologia tem sido arma para tentar amenizar as ocorrências e transformar as cidades em lugares mais seguros.

Desafio proposto

Construir uma aplicação mobile onde os usuários anonimamente possam consultar pessoas procuradas pela justiça, confirmar seus dados e fisionomia e finalmente, denunciar/alertar a polícia sobre a presença dessas pessoas na região.

Cenário Problema​​

​”Eu, Antônio, líder comunitário, adoro ver televisão, gosto  de  conversar  com  os  vizinhos e me inteirar sobre as ocorrências do  bairro. Mas, recentemente um novo morador, que mora à uma quadra do posto de gasolina, me chamou atenção por sua percepção seletiva ao local. Tenho  a  impressão  que  já  o  vi  antes,  ele  tem  uma  tatuagem  diferente  também. Chegou uma informação de uma movimentação suspeita de um mesmo  grupo  de  pessoas  na  residência  do  novo  morador.  Tenho  dificuldades em contar com a polícia pois eles costumam não aparecer quando ligamos. Por isso, gostaria de:

- consultar pessoas suspeitas
- confirmar seus dados e fisionomia
- e  finalmente,  denunciar/alertar  a  polícia  sobre a presença de pessoas suspeitas no bairro.

Considere que o aplicativo tem integração com o banco de dados de indivíduos procurados pela polícia.
Personas

Gael Bento: homem, 53 casado, assistente social e funcionário público

Miguel Fernandes: homem, 23 noivo, estudante de ciências da computação e estagiário de uma software house

Raimunda “Quebradeira" Gomes da Silva: mulher, 78 viúva, aposentada, vendedora de coco e trabalhadora rural

Abaixo você tem mais detalhes sobre cada uma das personas
Histórias do usuários

Eu, como usuário, quero visualizar maiores detalhes de cada procurado;

Eu, como usuário, quero ter acesso a lista completa de procurados pela polícia e a partir dela realiza uma busca detalhada baseada em características físicas;

Eu, como usuário quero alertar as autoridades responsáveis do local em que me encontro, de forma anônima ou não anônima, a presença de suspeito(s) podendo enviar foto, vídeo e/ou áudio.
Fluxos
Fluxos Principal e Secundário
Wireframe
Navegação
Navegue através do protótipo acima ou acesse o link: https://xd.adobe.com/view/c25a7bd9-8c4a-4769-6537-776a37a9b0c3-b46b/

UI Kit

Para esse MPV, não houve necessidade para construção de muitos elementos.

Cores
Iconografia
Tipografia

A escolha da Roboto como fonte selecionada para o projeto se deu por que a aplicações será projetada inicialmente para Android, por isso, Roboto que é a fonte nativa do sistema operacional foi a escolhida.
Protótipos em alta fidelidade
Descrição das telas da esquerda para a direita

Tela de alerta: Tela exibida todas as vezes que o usuário abrir a aplicação. 

Tela inicialListagem com todos os procurados.

Detalhes do procurado: Detalhes de identificação, características físicas e ficha criminal.

Denúncia: Possibilidade de adicionar informações de texto, foto, vídeo ou áudio. Caso o usuário deseje fazer uma “Denúncia identificada”, será solicitado algumas informações adicionais.

Pesquisa: A pesquisa pode ser feita através do nome ou apelido e pode filtrar os procurados por características físicas.
Próximos passos

Como uma segunda versão, pensei nas seguintes funcionalidades:

- Recompensas dos criminosos;
- Versão administrativa do aplicativo. A versão web para ser utilizada pelos policiais, com dashboards, relatórios, chats com os denunciantes.
Procurados pela Justiça
Published:

Owner

Project Made For

Procurados pela Justiça

Projeto construído para representar apenas uma funcionalidade do aplicativo de de Procurados da Secretária de Defesa Social

Published: