maria olinger's profile

CENTRO CULTURAL CERVEAU

CENTRO CULTURAL CERVEAU
“Comer, sentar, falar, andar, ficar sentado tomando um pouquinho de sol… A arquitetura não é somente uma utopia, mas um meio para alcançar certos resultados coletivos. A cultura como convívio, livre escolha, liberdade de encontros e reuniões.” Lina Bo Bardi

CONTEXTUALIZAÇÃO

O terreno está localizado entre o Campus 2 da FURB e o Centro de Inovação, um grande marco na área tecnológica de Blumenau. A região é uma área muito movimentada, com poucos locais de convívio, permanência e lazer. Com isso, o projeto vem trazendo um pouco de cultura, arte, estudo, trabalho, lazer e troca para um espaço que estava inutilizado.
PROJETO

O projeto busca integrar os 3 pontos: FURB, Centro de Inovação e rua. Parte da ideia do cérebro, que é dividido entre a parte criativa e lógica, dividindo espaços, mas sem segregá-los. Essa divisão reflete na fluidez, fazendo uso de linhas orgânicas, e conexão do projeto, a abertura dos espaços representa a liberdade e a interação, o que se torna mais convidativo para quem passa, trazendo uma sensação de permanência. O espaço se torna um centro de experimentações, que une pessoas de todas as idades, classes e gêneros. Conta com locais para oficinas, reuniões, trabalho, estudo e descanso.
As divisões entre o criativo e o lógico se dão por meio do pavimento térreo e superior e sua conexão é feita por meio de duas rampas, uma na parte frontal e outra na parte posterior da edificação. 
No térreo, estão localizados 5 módulos e é onde a parte criativa se destaca: 
Ateliê: destinado a oficinas e experimentações artísticas; 
Sala de estudos: serão realizados diversos cursos e aulas (idiomas, softwares, etc.); 
Biblioteca: um espaço livre onde estantes e assentos se unem em um só mobiliário, funcionará como depósito de livros para comunidade, onde qualquer um poderá pegar, doar, trocar os livros;
Espaço kids: lugar para crianças poderem ficar enquanto seus pais trabalham, estudam, etc., enquanto participam de atividades;
Banheiros: acessíveis para todos
Já no pavimento superior, o foco é o lado lógico:
Área de trabalho: há dois espaços mais reservados e destinados a trabalho, onde pessoas da comunidade, Centro de Inovação e FURB podem ir trabalhar sozinhas ou em grupos, fazer reuniões, tendo em foco a tecnologia e inovações;
Área de exposição: o vão livre é destinado a exposições das obras feitas nas oficinas do CCC e também trabalhos e pesquisas realizados ali dentro ou no entorno (FURB e Centro de Inovação), podendo também ser reservados para eventos.
O mobiliário de toda edificação foi pensando seguindo sua proposta e conceito, trabalhando linhas orgânicas e fluidas, buscando integrar as pessoas, criar espaços diferenciados, trazendo cor e vida.
Aos fundos do terreno ainda há um espaço de descanso, com uma escada que segue a topografia original do terreno e serve como arquibancada, tendo a vista da vegetação preservada do lugar.

ESTRUTURA 

A estrutura é feita por pilares redondos de concreto e laje lisa protendida, que possibilita que haja vãos maiores entre os pilares e também proporciona maior resistência, deixando a edificação mais leve. 
Nos ambientes fechados como o banheiro e os espaços para trabalho do segundo pavimento foi utilizado tijolo cerâmico, já no restante dos ambientes foi feito o uso de cortina de vidro, com a intenção de deixar os ambientes mais expostos para quem vem de fora, e também criar ambientes abertos. 
Para não trazer exposição demais em relação ao fluxo de pessoas ao redor da edificação e também pensando no conforto térmico, foi feito um grande brise vertical fixo que acompanha toda fachada sudeste, se estendendo até a cobertura. Dessa forma, quem passa por dentro da edificação consegue ver o que está acontecendo nos módulos, já quem está do lado de fora vê apenas o suficiente para despertar a curiosidade. 
Além disso, o brise vem trazendo cor, formando quase um arco íris. As cores estão diretamente relacionadas às nossas sensações e são muito importante ao criar e pensar espaços, com isso, o objetivo foi trazer descontração e felicidade, estando também ligado a criatividade. 
A cobertura possui uma abertura que permite a entrada de iluminação zenital, isso torna o espaço mais agradável, permitindo ambos ventilação e iluminação natural.
CENTRO CULTURAL CERVEAU
Published:

Owner

CENTRO CULTURAL CERVEAU

Trabalho final da matéria de Ateliê V do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB

Published: