Coleção de livros didáticos para ensino de música do Projeto Guri
O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo oferecer ensino gratuito de música para crianças e jovens de até 18 anos de todo o Estado de São Paulo. Em 2011, uma meta: criar um material didático próprio, com o apoio dos educadores do projeto, para ampliar o acesso ao método desenvolvido pela instituição para além dos pólos de educação. O conteúdo foi desenvolvido pensando no (a) educador (a) de música, mas também era importante que a linguagem visual fosse lúdica e divertida. 

Nosso desafio foi traduzir visualmente o conteúdo apresentado e optamos por transformar esse conjunto de livros não apenas em um material didático e sim, em uma coleção instigante, colorida, alegre - como o ensino da música para crianças e adolescentes deve ser.
O estudo para o desenvolvimento do projeto gráfico começou com a pesquisa e escolha de uma paleta que fosse forte e vibrante. Também escolhemos trabalhar com formas sólidas e simplificadas para representação dos instrumentos na capa e na guarda dos livros.
Na apresentação dos instrumentos, optamos por desenvolver ilustrações realistas com um estilo visual colorido a lúdico; as aberturas de capítulos foram marcadas por cores fortes, obedecendo o estilo de paleta de cada coleção.
Na diagramação, consideramos marcar as laterais das páginas ímpares para facilitar a localização dos capítulos pelo (a) educador (a). Nas páginas pares, desenvolvemos um "guia rápido" do capítulo para que o (a) educador (a) pudesse preparar sua aula com mais facilidade. Escolhemos uma diagramação que oferecesse fácil leitura, utilizando tipologias sem serifa e marcações de dicas e conteúdos de apoio orientadas por ícones, para facilitar sua localização em todo o livro.
Para conhecer a coleção completa, acesse a área de livros didáticos do site do Projeto Guri. 

Importante: os livros desenvolvidos neste projeto foram Violão Turma B/C, Viola Caipira, Percussão, Metais, Guitarra, Cavaco, Canto Coral, Bateria, Bandolim e Baixo Elétrico. Outros livros foram desenvolvidos após essa coleção, com nova equipe e seguindo parte deste projeto gráfico.
Ficha Técnica
Coordenação Executiva: Helen Valadares
Coordenação Pedagógica: Elizabeth Carrascosa Martinez
Coordenação Editorial: Marcos Fecchio
Revisão: Ana Luisa Néca
Projeto gráfico e direção de arte: Camila Conti, Miriam Allodi e Simone Farah (Ambiente de Criação)
Assistente de arte: Caio Moreira
Diagramadores: André Miquelini, Caio Moreira e Halinni Lopes

Projeto Guri
Published: