Maternativa. Identidade Visual
A Rede Maternativa é uma startup brasileira de impacto social fundada em 2015 e que tem como missão transformar a relação entre mães e mercado de trabalho. O desafio deste projeto era criar uma identidade visual para materiais on e offline que traduzissem esse propósito de uma forma clara, simples e objetiva, valorizando especialmente a figura das mães.

A marca é composta por uma tipologia estilo brush escolhida por ser um traço não-regular, assim como é a jornada feminina pela maternidade. Ao mesmo tempo, a paleta escolhida é composta pelo magenta e amarelo, criando uma sensação de vibração de maneira a traduzir a força e a luta das mulheres.
Site Maternativa
Para apoiar o trabalho das mães empreendedoras, a Rede Maternativa buscava um site que pudesse combinar informações institucionais com um marketplace para compra e venda de produtos e serviços desenvolvidos por mães empreendedoras. O desafio desse projeto foi unir as duas necessidades, por meio de uma plataforma que operasse em ambos os sentidos. O trabalho de UI/UX exigiu o desenvolvimento de diversos protótipos de baixa e alta fidelidade, pesquisa com potenciais usuárias do site (compradoras e vendedoras) em um projeto que durou dez meses. Nesse período também foram construídas as jornadas, manuais de apoio, FAQ além do mapeamento do site para desenvolvimento de um design que fosse simples e fácil de usar.
Selo "Aqui tem Empreendedorismo Materno"
Criar um movimento que gerasse afeto pela causa. Foi com esse objetivo que desenvolvemos o selo "Aqui Tem Empreendedorismo Materno", paralelamente à hashtag #compredasmães.  O selo foi distribuído gratuitamente para mães empreendedoras da rede durante eventos e workshops de formação.
Camiseta Maternativa
Também com o objetivo de ampliar o engajamento pela causa, criamos a camiseta "Maternidade, Tempo e Trabalho", composta por ícones que representavam o tema, para venda na plataforma e nos eventos realizados pela rede.
Ficha Técnica
Fotos: Mayara Neves e Roseane Alves
Site: Caroline Sampaio (Capim Design)
Projeto Visual e Direção Criativa: Camila Conti (Estúdio CoisaFina)
Maternativa
Published: