Rodrigo Puelles's profile

Instituto Cidade Democrática



O Instituto Cidade Democrática é um espaço de colaboração em que cidadãos, empresas, ONGs e políticos discutem problemas e ideias para melhorar as cidades. É um canal para se debater temas públicos de forma colaborativa que estimula o surgimento de soluções inovadoras.

Entre suas iniciativas estão os concursos de ideias – focados em determinadas cidades brasileiras, com premiação e implantação das ideias vencedoras – e projetos de fortalecimento da participação social: palestras, mapeamentos, relatórios etc.




O primeiro desafio foi criar com a equipe Cidade Democrática, uma arquitetura de marca, estruturando todo o universo da marca e determinando as diferentes necessidades de cada uma de suas manifestações.

Até então, o Instituto Cidade Democrática se apresentava como Instituto Seva (1) e sua identidade não tinha quase nenhuma ligação com os projetos oferecidos por eles. O logo mais reconhecível do instituto, para o grande público era o da plataforma de votação Cidade Democrática (2), embora outros logos (3) tenham sido criados de acordo com a necessidade do instituto e muitos projetos não tinham nenhuma expressão visual (4).

Além disso, os projetos desenvolvidos por meio da plataforma Cidade Democrática (5) têm cada qual sua própria identidade visual. O que acrescentou mais um desafio ao rebranding da marca: como assinar um projeto do Cidade Democrática e ao mesmo tempo respeitar essas identidades?

Assim, nossa proposta de rebranding foi uma maneira de unificar e solidificar todo esse sistema, que devia contemplar esse sistema profuso e em constante expansão.




LOGOTIPO
_

Com base no logo do Software Livre Cidade Democrática, o mais reconhecido pelo público, criamos um logo para o Instituto Cidade Democrática que é ao mesmo tempo flexível e reconhecível. Ele, por sua vez, criou uma estrutura para os outros logos do instituto.
O elemento do círculo aberto é comum em todos eles. Ele representa a discussão igualitária, uma roda que não se fecha em si, que abre espaço para participação. Uma tradução visual da Democracia participativa, um dos lemas do Cidade Democrática.

Além disso, o círculo aberto foi uma solução que respeita a história do Cidade Democrática, já que ele deixa clara uma herança do antigo logo do Cidade Democrática, formado também por formas circulares.
Sistema de Identidade Visual
_

O próximo passo foi criar um sistema de identidade visual, capitaneado por um gesto proprietário:



A mão erguida marcada com tinta azul abre várias possibilidades de campanha, como cartazes e ações de engajamento.

Como gesto, evoca dois significados pertinentes ao Cidade Democrática: o voto, representando a participação social na democracia e o pertencimento do indivíduo no grupo e o pedido de fala, representando o empoderamento do cidadão e o debate organizado e igualitário.


A mão manchada de tinta, por sua vez, traz a ideia de imprimir sua marca no mundo e tem em seu desenho caminhos, redes, como numa numa referência à própria cidade. A palma da mão também se associa a um conhecimento profundo e à apropriação: “conheço como a palma da minha mão”.



// Equipe FIB:
 
Coordenação de projeto: Ivy Miranda e Mariana Jorge
Design gráfico: Johnny Brito e Rodrigo Puelles

-
 
// FIB Team:
 
Project Coordination: Ivy Miranda e Mariana Jorge
Graphic Design: Johnny Brito e Rodrigo Puelles

Instituto Cidade Democrática
Published:

Instituto Cidade Democrática

Projeto desenvolvido na FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras para o Instituto Cidade Democrática. Nele, atuei nas áreas: posicionamento de marca, Read More

Published: