MARCELA SCHNEIDER FERREIRA's profile

ECCO!terrazza Dell' Albero

O ambiente objeto de intervento pela ECCO!design é uma estreita varanda de 5m de comprimento e 1,10 m de largura, de uma cobertura de um jovem casal, localizada no centro histórico de de Florença, Itália.
O objetivo era de transformá-la em um espaço de convivência polifuncional que expandisse a área interna de estar e jantar, integrando-a com o externo, utilizando o conceito eco-sustentável daECCO!design de aproveitar o máximo e investir o mínimo possível.
A inspiração partiu de um antigo pôster de propaganda da Lambretta que já se encontrava no apartamento. Direcionamos o projeto a um moderado estilo vintage, utilizando objetos pontuais que fizessem tal referência: velas da ConteitoVintage, antigo porta-guardanapo Coca-Cola, aplicação da imagem do pôster na parede com a técnica de street-art.
Foram criados dois ambientes integrados entre si: um espaço relax, com um sofá baixo realizado com a recuperação e transformação de um pallet e almofadões já existentes no apartamento, coberto por uma cortina de voil branca que filtra a luz do sol, criando um ambiente muito íntimo e aconchegante; um espaço refeição com pequena mesa já existente recuperada, uma antiga cadeira escolar de metal objeto de restyling e um puff posicionado propositalmente entre a mesa e zona relax para que possibilitasse uma integração visual.
Todos os objetos recuperados e transformados receberam a cor neutra branca, para que possibilitasse jogar com as cores nos demais objetos, como as garrafas coloridas suspensas por fios metálicos que servem de solitários.
Do lado oposto, próximo à entrada, um painel de madeira foi transformado em um pequeno jardim vertical, utilizando regadores de metal como vasos, trazendo assim o verde para a parede.
No gradil da varanda, foram utilizadas cestinhas de bicicletas como floreiras, como uma lembrança do hábito de transporte Florentino. Em uma delas foram plantadas ervas aromáticas (menta, salvia, manjericão e alecrim) e na outra, flores. Próximo ao arco de metal foi plantada uma trepadeira que futuramente crescerá guiada pela forma.
As plantas propostas são todas indicadas para área muito ensolarada, visto que a varanda recebe sol por todo o período vespertino até o poente. Elas foram posicionadas ao lado do pallet em vasos brancos já existentes e em caixas metálicas da marca de whisky Jack Daniel’s.
Todas as fases de criação e execução do projeto foram realizadas pessoalmente pelas arquitetas daECCO!design.
O resultado final foi atingido com um baixo investimento de pouco menos de 100 euros de material.
PROJECT: Marcela Schneider Ferreira e Barbara Campanaro - 2013
ECCO!terrazza Dell' Albero
Published:

ECCO!terrazza Dell' Albero

O ambiente objeto de intervento da ECCO!design é uma estreita varanda de 5m de comprimento e 1,10 m de largura, localizada no centro histórico de Read More

Published: