Monique Carrazzoni's profile

ta7_jardín en pliegue | ★ mención de honor | cap 2017

O projeto desenvolvido na disciplina de Taller de Proyecto Arquitectónico VII do quinto ano do curso de Arquitetura y Urbanismo da Universidad de Santiago de Chile (USACH), sob orientação do professor Rodrigo Aguilar Pérez, tem por objetivo prover um jardim infantil e berçário construído em aço para os habitantes dos povoados de La Victoria, Lo Valledor e Villa Gronhert, localizados na Região Metropolitana de Santiago, além de gerar um espaço público de encontro e recreação de modo a qualificar a experiência comunitária existente. Foi premiado com Menção Honrosa no Concurso CAP XXXI-2017 - Sala Cuna y Jardin Infantil.
ANTECEDENTES
Em 30 de outubro de 1955, cerca de 1200 famílias do chamado "cordón de la miséria" em Zanjón de la Aguada ocuparam os terrenos da chácara La Feria, constituindo-se na primeira ocupação e tomada de terreno organizada no Chile e na América Latina, conhecida como Población La Victória. As políticas habitacionais dos anos 80 permitiram a ocupação da região por diversas populações em busca de um lar e de sua identidade.

PROBLEMÁTICA
Se por um lado a ocupação proporcionou uma identidade local à população, por outro não houve um planejamento a nível de desenho urbano que proporcionasse áreas livres para implementação de espaço público de qualidade e equipamentos relacionados a estes; portanto, a comuna está altamente densificada e com diversos problemas sociais que a posicionam em último lugar (93 de 93) no ranking de qualidade de vida da Região Metropolitana de Santiago em 2016, fato que se opõe à sua história de luta por um espaço na cidade.

LOCALIZAÇÃO E LUGAR
A possibilidade de localização na região foi dada pela descontinuidade de fluxo urbano existente no cruzamento entre a Avenida Maipú e a Avenida Departamental, vias urbanas de grande importância em escala macro, dado que conectam pontos distantes dentro da Região Metropolitana. Respectivamente, a linha ferroviária da Avenida Maipú e as pistas rebaixadas da Avenida Departamental proporcionam um terreno intersticial que apresenta um potencial de conexão entre as 3 populações citadas, com objetivo de promver um respiro urbano à densificação e gerar um espaço público de convivência. 
ta7_jardín en pliegue | ★ mención de honor | cap 2017
Published:

ta7_jardín en pliegue | ★ mención de honor | cap 2017

Published: