Matheus Sales's profileLucas Girão's profile

IDV Cinematográfico

Projeto de conclusão de semestre do Módulo IV do curso de Design Gráfico da UNI7, orientado pela professora Nila Bandeira.
BRIEFING: Designer Empreendedor - Meu Negócio em Design
As duplas deveriam montar um negócio próprio, isto é, um estúdio de design, delimitando suas áreas de atuação.
A escolha da área de atuação do nosso estúdio de design foi a de identidade visual de projetos audiovisuais (tais como filmes, séries, programas de TV, videoclipes, canais do YouTube).
Desenvolvemos e definimos a personalidade de nosso estúdio em quatro palavras:
O conceito do estúdio foi trabalhado junto com o naming, pois ambos vêm da palavra CINEMATOGRÁFICO. Através da etimologia e da separação silábica da palavra, podemos traçar o conceito de passar de uma mídia para outra: CINEMA-TO-GRÁFICO.
A sílaba "TO", no inglês, também significa uma palavra de transição, de algo/alguém para algo/alguém. Assim, nosso conceito seria "do cinema para o gráfico", ao pé da letra.
A palavra cinema representa as mídias audiovisuais, enquanto a palavra gráfico representa a identidade estática que essas mídias possuem. Desenvolvendo essa ideia, chegamos ao seguinte conceito:
Decidimos destacar a sílaba TO no logo para forçar a ideia de transição. Buscando uma solução para encaixar o Á na altura de X, percebemos que, além de ser a letra/sílaba tônica, a forma lembra um tripé, e quando inclinada na horizontal um projetor. Então, através do conceito, desenvolvemos essa solução gráfica para o nosso logotipo:
As cores usadas na identidade foram o laranja (que representa espontaneidade, comunicação e persuasão) e o preto (que representa poder, força e prestígio).
O grid do logotipo mostra como ele foi feito pensando na proporção 16 x 9, que é a proporção das telas Wide hoje em dia, que permitem uma projeção mais larga.
Versões preferenciais da marca em fundo claro e fundo escuro:
Versões monocromáticas da marca em fundo claro e fundo escuro:
Versões em tons de cinza da marca em fundos escuros e fundos claros:
Versões outline da marca em fundo escuro e fundo claro:
Redução mínima da marca impressa e digital:
Funcionamento da marca com outras marcas:
Versões em fundos coloridos da marca:
Tipografia usada no logotipo: BEBAS NEUE.
Grafismos feitos a partir do destaque do Á no logotipo (lembrando o tripé e o projetor):
Padrões feitos a partir dos grafismos:
Aplicações em redes sociais:
Manual da marca do estúdio:
Filme-conceito do estúdio:
IDV Cinematográfico
Published: