Projeto feito para a disciplina de Identidade Visual, ministrada pelo professor Tarcísio Bezerra, do 4º semestre do curso de Design Gráfico da UNI7.
BRIEFING: Criar uma identidade visual para uma cidade global.
(as cidades foram escolhidas através de sorteio)
Quando se fala em Paris, a primeira imagem que vem à mente para a maioria das pessoas é a Torre Eiffel. Usar da imagem icônica da torre poderia ser previsível ou clichê, mas aceitei o desafio de tentar reinventar o modo de usá-la.
Paris carrega a alcunha de Cidade Luz. Antes de pensar na Torre Eiffel, essa alcunha foi a primeira ideia com a qual quis trabalhar. Durante o projeto ela foi vista e revista várias vezes, até que, com a ajuda das aulas de Física no Ensino Médio, consegui trabalhar com o conceito físico e figurativo da luz.

A Luz, para a Física, se propaga em linhas retas, mas existem dois tipos de propagação: a dos objetos luminosos e a dos objetos iluminados. O Sol e o fogo, por exemplo, são objetos luminosos, que emanam luz em linha reta, porém para todos os lados. Isso me deu a ideia de usar a imagem do círculo, já que, nesses casos, nas várias direções que a luz se propaga em linha reta (e sem intervenções), ela acaba formando um círculo perfeito.
Os Arrondissements de Paris são divisões administrativas da cidade. Funcionam como distritos, e cada um deles é um conjunto de quatro bairros. Nas conversas com o professor Tarcísio, me foi apresentado por ele essa estrutura na qual a cidade de Paris é construída (tanto que o metrô de Paris também segue esse mesmo padrão). Do centro para fora, esses distritos acabam por formar uma espiral que vai se expandindo até certo ponto.

Com a ideia da espiral e da expansão, desenvolvi um grafismo para ser usado junto à logo da cidade. Nem sempre o logo é aplicado, mas, sempre que possível, deve ser aproveitado, pois o conceito de expansão conversa com o conceito de luz citado acima.
Assim ficou a proposta gráfica para o conceito PARIS = LUZ + EXPANSÃO:
A marca com algumas variações do grafismo:
Algumas aplicações das variações da marca:
IDV Paris
Published: