Cristiano Gonçalo's profile

Tipos em Trânsito

InDesign
Editorial


Tipos em Trânsito

Projeto gráfico e pesquisa de trabalho de conclusão de curso da Pos Graduação em Tipografia pelo Senac São Paulo. Inspirado na estética das placas de identificação veicular brasileiras, o projeto gráfico explora constantemente a relação entre as cores preta e amarela, tão marcantes na história dos automóveis do Brasil, e entrega ao leitor a proposta de uma atmosfera industrial e mecânica, com a aplicação de tipografias relacionadas a este universo e ao da sinalização. Cada abertura de capítulo se dedica em enaltecer um caracter por meio de seu tamanho na página, evidenciando seus desenhos – como um fragmento de uma placa de carro.




Sobre a pesquisa

O projeto de pesquisa tem como propósito contribuir com novas referências para a seleção ou criação de uma tipografia para sistemas de identificação veicular. Explorando as características morfológicas necessárias para um sistema tipográfico para este perfil, pesquisando o processo de produção das placas veiculares no Brasil. Trata da legibilidade e do reconhecimento do caractere pelo ponto de vista humano e eletrônico e utiliza outras tipografias como referência para estabelecer parâmetros na discussão sobre ajustes ópticos, contraformas, aberturas, espaçamento e estilo.
​​​​​​​

Tipografias utilizadas no projeto:
• Sauerkrauto Pro, de Martin Lexelius, para títulos e capítulos, 
• FF Info Text, de Erik Spiekermann e Ole Schäfer, para massas de texto e
• Decima Mono Round, de Raiz Guseynov, para legendas e numerações.



Tipos em Trânsito
Published:

Owner

Tipos em Trânsito

Graphic design and academic research for post-graduation's final paper in Typography by Senac São Paulo. About the design: Inspired by the aest Read More

Published: