Kenichi Ishizuka's profile

História da tipografia em cartazes

Memorial:
 
Para este cartaz, foram utilizados como referência os textos das páginas 19 a 33 do livro 'História do Design Gráfico', de Philip B. Meggs e Alston W. Purvis, além do texto 'A Origem do Alfabeto', de Luiz Carlos Cagliari.

A peça representa uma caneta que contém em seu interior elementos de comunicação usados na antiguidade. Em ordem, do topo da caneta até a ponta da mesma: pinturas rupestres – sinais existentes em tábua de argila suméria – escritas cuneiformes – hieróglifos egípcios – símbolos gregos – letras do alfabeto romano. Dessa maneira, a ideia é que esses elementos, estando em ordem cronológica, demonstrem que foram responsáveis pelo desenvolvimento do alfabeto atual usado no ocidente. 
Memorial:
 
Os primeiros registros de impressão com tipos móveis conhecidos atualmente originam-se da China. Bí Shêng provavelmente foi o primeiro inventor dessa tecnologia. Entretanto, foi o aperfeiçoamento da prensa móvel projetada por Johannes Gutenberg que realmente alavancou o desenvolvimento da Imprensa. 
 
Para comunicar a importância desse feito, este cartaz ilustra uma folha de papel cujo conteúdo impresso se refere à Imprensa e à prensa móvel de Gutenberg. Desse modo, procura dizer que a primeira só existe por conta da segunda.
Memorial:

Este cartaz faz uma releitura do trabalho de Jan Tschichold, institulado Die Hose, mesclado com uma composição visual sobre a escola alemã Bauhaus. A escolha desses dois temas se deve à importância que ambos tiveram nos anos 1920, sendo os dois grandes destaques da época.
Memorial:

Neste cartaz, para evidenciar a diferença entre os movimentos moderno e pós-moderno na história da tipografia, a palavra modernism se encontra encaixada num sistema de grid, utilizando uma fonte sem serifa, considerada neutra para muitos designers e muito utilizada no período moderno, enquanto que a palavra postmodernism já apresenta diversas tipografias, de estilos arrojados, sem uma organização regrada, simétrica e sistemática, sob um grid que começa a desmoronar, mas que ainda existe.
Memorial:

Para este cartaz, a ideia foi criar a bandeira do Brasil utilizando tipografias nacionais.
História da tipografia em cartazes
Published:

História da tipografia em cartazes

Cartazes criados para a disciplina "História da Tipografia", ministrada pela professora Rosana Martinez.

Published: