Estúdio Duna's profileRaimundo Britto's profile

Estúdio Duna

Branding
Estúdio Duna
 
 
 
Duna é um estúdio de design gráfico com sede em Salvador. Surge da vontade de criar unindo liberdade criativa à produção de projetos expressivos e relevantes, priorizando a qualidade técnica, estética e funcional de cada trabalho. A proposta é atender o mercado criativo, novos negócios e clientes interessados em uma linguagem conceitual e contemporânea. Assim como, representar a produção autoral do designer baiano Raimundo Britto.
 
O nome Duna surge no início de 2015 a partir de diversos fatores. Primeiro a necessidade de um nome curto, potente e sonoro para representar o estúdio, decisivo para a criação de um logotipo claro e marcante. Em seguida, pelo encontro com o documentário homônimo – Dune, sobre o filme criado pelo cineasta, poeta e escritor chileno Alejandro Jodorowsky na década de 70, baseado no romance do escritor americano Frank Herbert. Duna é uma montanha de areia formada pela ação dos ventos, é o agrupamento de milhões de partículas como expressão única de força, está em movimento constante e avança sem obstáculos. Estava definido seu nome.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Após definição do nome, o momento foi de entender a sua forma, o que a palavra poderia representar graficamente e como isso poderia contribuir com o processo de criação da marca. As dunas possuem formas sinuosas, remetem a imensidão, monumentalidade e força, porém também possuem leveza suficiente para voar. Esses foram pontos fundamentais para identificar como o logo poderia se comportar na identidade visual. Dunas possuem movimento, relevo e textura.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As curvas, as ondas, os relevos topográficos, a luz, a sombra. As propostas iniciais não conseguiam dar conta do força do nome Duna e apesar das tentativas de simbolizar as suas características no logo, tudo parecia muito óbvio, os desenhos reprovados se encerravam em si, não tinham continuidade e não instigavam a atenção. Além da busca por uma linguagem contemporânea, existia a necessidade de uma marca robusta, com legibilidade e de fácil identificação por outras línguas. A forma não poderia se sobrepor a função.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Duas últimas propostas foram selecionadas. A primeira, um lettering manual com curvas que lembram a forma das dunas. E a segunda, com peso tipográfico marcante, forte, ótima legibilidade e desenho moderno. Após amadurecimento da ideia, a segunda se destacou com a apropriada para identificar o estúdio.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Concluída a fase inicial de pesquisa e definição da marca, a ideia da forma e do movimento não saia da cabeça. Foi quando um outro elemento apareceu na história – o vento.
 
 
 
 
 





Duna. Design em movimento.


If you'd like to talk about working together, i'd love to hear you. Please send an email.
Quer conversar sobre novos projetos? Será um prazer lhe ouvir. Por favor, envie um email.

info@estudioduna.com





Estúdio Duna
Published:

Estúdio Duna

Duna é um estúdio de design gráfico com sede em Salvador. Surge da vontade de criar unindo liberdade criativa à produção de projetos expressivos Read More

Published: