Cecília Lopes's profile

Cartazes - Pernambuco Nação Cultural

Este projeto do cartaz foi realizado para participar do concurso que escolheu o Pôster do Festival Pernambuco Nação Cultural - Sertão Central | São José do Belmonte.
Para representar toda a história da Pedra do Reino, que aconteceu em São José do Belmonte e até hoje faz parte do imaginário popular nordestino, foi escolhida a figura da mandala. Por ser um objeto composto por símbolos, que tem como objetivo representar a relação entre o homem e o divino, assim como o universo e tudo que o cerca. Dessa forma, fazendo uma alusão ao misticismo presente na história ocorrida na Pedra do Reino.
 
Dividida em 3 partes, a minha mandala contou essa história:
Povo - Azul: A mesma cruz que representa a fé de um povo na volta do rei, representa o sofrimento e sua morte que foi causada por essa devoção.
Mouros e Cristões - Roxo: Representando a batalha entre Mouros e Cristãos que resultou na morte de D. Sebastião e também a Cavalhada que acontece hoje em dia como evento histórico. Seus símbolos de suas bandeiras estão representados na mandala e suas cores (vermelho e azul) representadas pelo o roxo, que é a soma delas.
Rei - Amarelo: Parte que representa D. Sebastião grande motivador de toda essa história, o rei é colocado no topo da mandala representando através da coroa e do amarelo sua realeza e riqueza.
Complementado a mandala e toda esta história, está as duas pedras. A Pedra do Reino, que é o centro de tudo isso, onde tem seu inicio e fim e com o sangue que foi derramado ali.
Cartaz feito para o concurso do Festival Pernambuco Nação Cultural - Exu.
Representando o Rei, Luis Gonzaga e seu icônico gibão, com cores terrosas e vivas, fazendo referência ao Sertão Nordestino.
Utilizadas as técnicas de recorte e costura em papel e acabamento digital.
Projeto desenvolvido em conjunto com Mayara Santana.
Cartazes - Pernambuco Nação Cultural
Published:

Cartazes - Pernambuco Nação Cultural

Cartazes feitos o concurso do Festival Pernambuco Nação Cultural

Published: