Localizado no centro histórico de Porto Alegre-Brasil, é considerado um dos melhores e mais charmosos restaurantes da cidade, segundo publicações especializadas.

O motivo da reforma foi a necessidade de ampliação da cozinha, que originalmente, tinha somente 9m². Com o sucesso do bistrô, o pequeno espaço não estava mais suportando as demandas. 

 
O conceito foi manter a alma da tradicional Barbearia Elegante, que funcionou no local desde 1947, seguindo a inspiração nas antigas barbearias, mas também, trazendo elementos da arquitetura moderna brasileira, como o cobogó, o concreto aparente e azulejos geométricos, criando um leve contraponto com a rusticidade das madeiras e com o piso original de ladrilhos hidráulicos. Inspiração que remete o frequentador para tempos mais românticos e nostálgicos...
As lâmpadas dicróicas existentes foram substituídas por trilhos metálicos aparentes com lâmpadas spot direcionáveis, dando dinamicidade a diferentes cenários e contribuindo com um toque industrial. 
Nas paredes, a cor vermelha foi mantida, pois cria uma atmosfera envolvente e acolhedora, perfeita com os tons de madeira. Foi adicionado o azul escuro, que trouxe a relação com as clássicas barbearias, além da sofisticação.
A nova e ampla cozinha ocupou o espaço que , anteriormente, era destinado à barbearia, possibilitando, também, a criação de uma área de espera. Não poderia faltar uma das cadeiras de barbear , da década de 40 , compondo a decoração junto com outros objetos, em memória à Barbearia Elegante. 
O conceito do banheiro é retrô, com luminárias e espelho de antiquário, azulejos brancos, lavatório de piso, quadros com temas de Porto Alegre antiga e iluminação indireta em cada cabine, criando uma atmosfera acolhedora para que o cliente se sinta em casa.
A nova divisória de gesso acartonado divide os ambientes, mas ao mesmo tempo, integra–os, através das aberturas de vidro , e pela cozinha tipo aquário. Junto à divisória, foi criado um ambiente mais reservado para duas novas mesas, demarcado com moldura feita com ripas de Pínus, luminárias pendentes e vitrine com antigos utensílios dos barbeiros. 
O layout das mesas e o balcão do bar foram mantidos como no projeto original, além dos revestimentos em madeira pínus. Tentamos reaproveitar ao máximo tudo que o fosse possível, inclusive as madeiras das bancadas da antiga Barbearia, que foram utilizadas para criar as novas mesas.
O cobogó, elemento muito usado na arquitetura moderna Brasileira, trouxe "brasilidade” ao projeto. 
A cozinha, agora com 16m²,  foi toda projetada em aço inox, e com as tubulações externas aparentes, dando um visual high tech industrial ao projeto. As paredes foram revestidas à meia altura com azulejos brancos com detalhes em preto, dando um ar retrô.
O piso é de ladrilhos hidráulicos originais, com mais de 60 anos. 
Fachada  com madeiras rústicas e aço corten. 
Veja abaixo as fotos do Del Barbiere ANTES da reforma, projeto que desenvolvi em 2007 (junto com a Arq. Nina Rosa Rech), quando Bistrô ainda dividia o espaço com a lendária Barbearia Elegante. 
Na versão original, o Bistrô e a Barbearia, eram separados por divisória de gesso acartonado com vidros transparentes com cenas de Porto Alegre antiga, além da vitrine com memorabílias clássicas usadas pelos barbeiros.  Os dois ambientes eram separados mas, ao mesmo tempo, estavam em total diálogo.  =)
INFOS: 

PROJETO: Marcela Schneider Ferreira e Gustavo Redlich

Del Barbiere:
Rua Jerônimo Coelho, 188. Centro Histórico, Porto Alegre, RS, Brasil.
Aberto de terça a sábado, das 12:00 - 15:00
Com reserva somente pelo telefone: 51. 3019-4202 ( 9:00 - 15:00 )
Facebook: http://facebook.com/delbarbiere
www.delbarbiere.com.br
Bistrô Del Barbiere
Published:

Bistrô Del Barbiere

O motivo da reforma foi a necessidade de ampliação da cozinha, que originalmente, tinha somente 9m². Com o sucesso do bistrô, o pequeno espaço nã Read More

Published:

Creative Fields