Luís Araújo's profile

Identidade Visual: Voraz


PROJETO DE IDENTIDADE VISUAL
Cliente: Voraz
Goiânia, Abril de 2024

Voraz é uma festa de música eletrônica idealizada por Céu Barbosa e Bruno Caveira, DJs conhecidos na cena underground goianiense por suas produções que trazem grandes nomes da música eletrônica para apresentações inéditas no centro-oeste do país. É um projeto voltado para a House Music, que busca fomentar a cultura noturna na cidade com apresentações de artistas renomados, alcançando um público diversificado e exigente. 
​​​​​​
Para a produção do logotipo e conceito visual da festa, primeiro foi necessário entender o conceito de voracidadeA palavra tem origem no latim “voracitas”, que significa “desejo de comer”, derivado do verbo “vorare”, que significa “devorar”. O termo está relacionado à ideia de consumir algo com avidez, de forma rápida e intensa. 

Buscando referências na psicanálise, o próximo passo foi aprofundar no conceito para destrinchar esse sentimento tão complexo e natural do ser humano, com o objetivo de traduzi-lo graficamente. De forma bastante resumida, para Melanie Klein (1882-1960), a voracidade refere-se à intensa e impulsiva busca por gratificação instintiva, associada ao estágio oral do desenvolvimento infantil, refletindo uma tendência humana em relação à satisfação imediata de suas necessidades e enraizando-se na sedução exercida pela parte destrutiva do eu. Em Winnicott (1896-1971), a voracidade também refere-se à busca por satisfação imediata e completa de suas necessidades, manifestando-se com uma fusão entre amor e agressividade, que se materializa de diversas formas, como no impulso de morder, por exemplo.

"A alteração no equilíbrio entre libido e agressão dá origem à emoção chamada voracidade."
Melanie Klein

Partindo dos elementos conceituais, moodboards, referências estéticas e demais análises levantadas no projeto, o logotipo foi desenvolvido representando graficamente o contraste entre elementos visuais que remetam a sedução, agressividade e destruição, principais micro conceitos que compõe o conceito principal de voracidade. O logotipo se apresenta com uma linguagem visual moderna e jovial, levando em consideração o público da festa e o universo gráfico que será trabalhado nas composições, buscando aproximação com um inconsciente coletivo associado à House Music, que remete a glamour e sofisticação, sem perder a essência transgressora do underground. É um projeto carregado de conceitos densos, mas que se apresentarão com fácil assimilação e compreensão, ou seja, conceitualmente mastigado e traduzido por uma linguagem gráfica simplificada e provocativa.

A parte tipográfica do logotipo foi desenvolvida em duas partes: uma inicial serifada, com um terminal de haste alongada, representando graficamente uma letra sedutora, com um desenho que remete a conforto e satisfação; as demais letras são retas, geométricas, duras, com arestas afiadas e que se apresentam com partes faltando, como se uma letra fosse engolindo a outra. Já para a parte simbólica do logotipo, foram utilizados representações gráficas de lâminas circulares, objetos metálicos sedutores e afiados que têm o poder de refinar e polir objetos, dando forma e aparando arestas, mas que também possuem grande potencial destrutivo. Dentre as inúmeras possibilidades de representações gráficas levantadas no processo criativo, a decisão de trabalhar com as lâminas tem forte inspiração no trabalho da artista brasileira Lyz Parayzo. Por fim, as cores escolhidas para a marca são preto e branco, buscando fácil adaptação. Uma vez que a paleta cromática mudará a cada edição da festa, o logotipo deve ser neutro e versátil, se adequando às diversas possibilidades de aplicação.


As demais peças e desdobramentos gráficos possuem forte referência no brutalismo, tendência familiar ao público e que se encaixa perfeitamente ao conceito da marca por trabalhar com uma estética crua, mas nada minimalista, buscando impacto e agressividade visual, por meio de desconstruções que privilegiam a funcionalidade e fácil assimilação da informação, ainda que as composições possam gerar um certo desconforto, o que é interessante para o conceito do projeto. Também foi estipulado um gradiente com cores escolhidas a partir de painéis semânticos do conceito. São utilizadas duas tipografias, uma serifada e uma grotesca, com kerning reduzido para seguir o conceito do logotipo que trabalha com uma letra engolindo a outra, além de manter o contraste conceitual entre o clássico e o moderno, o conforto e a rigidez.

Identidade Visual: Voraz
Published:

Identidade Visual: Voraz

Published: