Ernesto Diniz's profile

Projeto pessoal, indiecomix.co


CENÁRIO
Em 2014, logo após deixar uma das agências em que trabalhava, resolvi montar um projeto pessoal no qual eu produzisse textos livres. Na época, estava envolvido com quadrinhos, pesquisando e lendo graphic novels. Ao pesquisar sobre os blogs e sites do nicho, percebi que alguns apenas traduziam conteúdo gringo, outros publicavam resenhas quadradas sobre títulos de todos os tipos, sem temática ou critério específico. Entendi que não existia um blog especializado em produção independente que discutisse abertamente sobre o assunto de forma direta. Foi aí que parti para o indiecomix.co, a minha saga pessoal e experimental em busca de um formato solto, concentrado em um "subgênero" específico: quadrinhos independentes.
 
 

CONTENT VALUES
Quadrinhos, Cultura Pop, Arte Independente, Trending Topics, Memes
 


CONCEPT EDITORIAL
A minha decisão editorial foi apostar em resenhas objetivas e rápidas, com parágrafos curtos. Em todos os textos, fiz brincadeiras com imagens retiradas dos títulos lidos e referências a memes ou assuntos correntes nas redes sociais. Essa era uma forma de unir conteúdo informativo dentro de um universo específico, com engajamento através das referências aos assuntos mais atuais. As publicações a serem lidas eram resultados de pesquisas constantes em sites e fóruns especializados de língua inglesa. Fazia questão de alterar a linha editorial mainstream com títulos brasileiros, puxando para uma ecologia brasileira do que andava rolando na época.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"A ideia em torno dos bate-papos indiecomix.co é tentar desenhar um mapa impreciso do mercado independente de hoje, com toda a sua parcialidade e contradição. Nesses momentos especiais aqui no blog, entrevistarei artistas que estão com a mão na massa e que engrossam as fileiras da produção em quadrinhos do Brasil e do mundo.
 
Bem, o Laerte dispensa apresentações. Quadrinista, pensador, dono de um espírito crítico afiadíssimo e profundo questionador do espírito humano, faz carreira em charges, revistas e livros desde os anos 70. Estreamos sob seus auspícios. Sinal de uma ótima estreia! Na oportunidade, troquei emails com ele durante quase dois meses e tenho que agradecer sua paciência e sabedoria. Tentei me concentrar nas questões centrais que importam, hoje, para as HQs e aqui está o resultado."
 
 
* Ilustração de Laerte feita por Carol Miag.
 
 
Fan page no facebook
 
 
Projeto pessoal, indiecomix.co
Published:

Projeto pessoal, indiecomix.co

Projeto pessoal: blog especializado em quadrinhos independentes.

Published: