Newton Scheufler's profile

Festa Folclórica - Colégio Arvense

Convite on-line em duas partes:
 
PROJETO FESTAS POPULARES
ARIANO SUASSUNA
NORDESTE DE RITOS E RITMOS
 
 
NOTAS CONCEITUAIS
 
 
O tema do projeto, em si mesmo bastante sugestivo, me levou em direção ao projeto armorial de Ariano Suassuna, Samico e outros. Levou-me em direção à tradição folcórica brasileira, daí surgiu o fundo da composição, trata-se da página de rostro da edição de 1954 da Antologia do Folclore Brasileiro de Câmara Cascudo, consequentemente remete ao conhecimento social, científico e acadêmico, ao que contrapõem-se a tipologia adotada, visto que é uma fonte digital criada a partir da tipografia xilográfica típica da literatura de cordel.
O estandarte central foi construído a partir de um estandarte armorial criado por Ariano Suassuna como uma representação de suas origens heráldicas, pois o projeto Armorial tenta, entre outras coisas, resgatar a tradição das armas e dos brasões que o nordeste herda, principalmente, dos portuguêses. Substituí no estandarte, as armas suassunescas pelos elementos, agora heráldicos, do Arvense: o gato e a logomarca.
O canto inferior esquerdo apresenta outro brasão desenhado pelo próprio Suassuna e a logomarca do colégio, brasões que se complementam, o conhecimento a tradição e o novo, a novidade que cresce nos e com os alunos.
Fiz uma espécie de boneco brincante de Ariano Suassuna construído de elementos vários, que apontam para a diversidade cultural e étnica nordestina e brasilera: a cabeça é um desenho a partir de uma foto de Suassuna, feito em tons terra, referência clara ao lugar indicado pelo projeto, o Nordeste. O peitoral e o braço esquerdo são partes de uma vestimenta provençal, que remete ao cantador e daí ao cordel, assim como os calções de bufão medieval, brincante, palhaço, mamulengo. A perna esquerda é de um bandeirante  paulista, a direita de um índio pintado por Albert Eckhout, pintor e gravador holandês que esteve no nordeste documentando com seu traço o cotidiano da colônia; já o braço direito foi tirado da obra de Cândido Portinari, O Lavrador de Café, um típico caboclo.
Sob o estandarte a famosa frase de Xicó, personagem do Auto da Compadecida: Não sei, só sei que foi assim! Logo abaixo, sutilmente, a página do livro de Câmara Cascudo indica que a editora fica na rua Mário de Andrade, escritor que muito se ocupou da cultura brasileira, sendo importante figura no movimento modernista e na Semana de 22
 
O convite tem duas partes, a primeira é o convite propriamente dito e a segunda a figura do boneco de Suassuna para recortar e montar como boneco brincante, marionete, bufão, palhaço,  cantador de ritmos, contador de ritos, que pode ser montado pelas crianças com seus pais e gerar uma espécie de movimento armorial de marionetes suassunescos. Eita! Essa foi da gota serena! (cara coordenadora, neste ponto a senhora poderia acrescentar o projeto de brincadeiras tradicionais que já se desenvolve no Arvense).

 
Festa Folclórica - Colégio Arvense
Published:

Festa Folclórica - Colégio Arvense

convite para festa folclórica do colégio Arvense-Brasília(DF)

Published: