Bruna Almeida's profile

Livro: Somos Iguais?

Indicado na categoria PT 01 Edição de livro (avulso) no Intercom Centro-Oeste 2023. 

Criação: Bruna de Almeida Nogueira, Alessandra Lumy Okama e Paloma Pereira Alcântara. 
Objetivo: Este trabalho foi uma peça feita durante a disciplina Fundamentos da Linguagem Visual, coordenada pelo professor Gabriel Ferraciolli Soares. Foi solicitado que os alunos escolhessem um tema e um produto, utilizando as técnicas de comunicação visual. O trabalho em sala de aula utilizou, segundo o próprio professor da disciplina, a metodologia de Project Based Learning (PBL), que consiste em associar o aprender e o fazer. 

Desenvolvimento: A causa adotada foi a xenofobia - atitudes, preconceitos e comportamentos que difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à sociedade. A escolha foi devido a uma percepção da expansão de um sentimento de superioridade observado, principalmente, durante a pandemia e que continua até os dias atuais, sendo amplamente noticiado casos de diversos níveis de agressão.

Esse trabalho foi feito para a ACNUR (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) - uma ONG que oferece ajuda e protege as pessoas refugiadas, deslocadas da sociedade - associando assim o tema escolhido da xenofobia entre muçulmanos, venezuelanos e asiáticos, pois em nosso país com a chegada de imigrantes, os números da desigualdade continuam crescendo exponencialmente. 

O objetivo do trabalho foi fazer um livreto para crianças de 7 a 11 anos, e a escolha por este perfil de idade foi de acordo com um estudo da UNESP, que diz que crianças iniciam o estágio operatório concreto nesta fase, como pensamentos mais lógicos e organizados, a diminuição do egocentrismo, entendendo melhor como as outras pessoas a sua volta podem ver uma situação, assim como passam a interpretar que as outras pessoas tem pensamentos, sentimentos e opiniões diferentes da sua, visto que é uma idade onde o cérebro está em formação, o propósito foi conscientizá-las sobre o assunto desde cedo, mostrando que é um tema que ainda está em relevância na sociedade atual e que é preciso superar esses preconceitos. Assim, foi construída uma história em ilustrações, para ser entendido com mais
facilidade sobre a importância de tratar-se com as crianças desta causa social, onde se vê julgamentos contra descendentes de muçulmanos, venezuelanos e asiáticos. A intenção foi apresentar às crianças a existência de pessoas que sofrem por medo ou ódio pelo fato de serem tidas como diferentes, um conceito inapropriado e errado. Usando essa lógica foi escolhido o nome da obra, “Somos Iguais?”, porque é um título simples e claro, em forma de pergunta para instigar a curiosidade na criança. Pretende-se que assim que ela ler o livro, ela terá a resposta para essa pergunta, que mesmo as pessoas sendo diferente em seus traços físicos, todos são iguais, todos devem possuir a mesma chance e não serem tratados com desprezo.

Livro: Somos Iguais?
Published:

Owner

Livro: Somos Iguais?

Published: