Flavio Dechen's profile

TripFlow – App (Projeto Acadêmico)

A VIAGEM PERFEITA COM
TripFlow: sua jornada, do seu jeito

Uma aventura inesquecível, personalizada para você com o poder da inteligência artificial.

Ago/23 — Jan/24
Hometask do curso de UX Design da Mentorama.​​​​​​​
Diga adeus aos itinerários genéricos e às sugestões pré-fabricadas. TripFlow não é apenas um aplicativo de viagens; é a chave para desbloquear sua jornada ideal e transformar cada sonho de viagem em uma aventura inesquecível.
ELEVATOR PITCH
SOBRE

Para turistas e mochileiros que querem aproveitar ao máximo sua viagem, o TripFlow é um app que conhece os interesses, hobbies e gostos pessoais do usuário, e usa de inteligência artificial para criar o itinerário ideal e gerenciar o cronograma da viagem.

Ao contrário de outros apps, que baseiam suas buscas em filtros e roteiros que o próprio usuário deve criar, nosso produto situa o viajante no local perfeito da cidade, dando opções de hospedagem perto de todos os lugares que proporcionam a experiência que ele procura, e cuida para que ele faça o máximo de atividades, aproveitando cada segundo da viagem.
MATRIZ CSD
PROJETO
DESK RESEARCH

PERFIL DO TURISTA

O interesse dos brasileiros por viagens está em alta, sendo que a busca por viagens internacionais subiu 70% comparado com 2022 [Fonte]. As pessoas estão dispostas a investir em boas experiências turísticas mas, mesmo assim, a maioria acredita que pode economizar na viagem, por isso, sem surpresa, termos como ”passagens aéreas baratas” e "quanto custa” estão entre os mais buscados por interessados em viajar.

O perfil médio do turista brasileiro, que soma 73%, é de jovens adultos e pessoas de meia idade com boa estabilidade financeira, bom nível intelectual e seguros do que querem, portanto mais exigentes quanto à qualidade do atendimento e serviços prestados durante a viagem [Fonte].

LUGARES PARA CONHECER

Por incrível que pareça, 77% dos viajantes brasileiros não aproveitam ao máximo seus destinos [Fonte]. Quem quer uma experiência de viagem "fora da caixa” e conhecer lugares diferentes, precisa fazer uma pesquisa também "fora da caixa” [Fonte]. Como recompensa, o viajante passa a conhecer os destinos através do olhar de quem mora lá e que, muitas vezes, representam melhor a cidade do que seus próprios pontos turísticos.
PERSONA
ENTREVISTAS

As entrevistas com potenciais usuários do TripFlow confirmaram dados levantados na desk research e permitiram entender melhor suas necessidades e dores:
O DESAFIO

Combinando a persona disponibilizada pela escola, com pesquisa on-line e entrevistas realizadas, foi possível identificar problemas comuns como:

Tempo gasto e complexidade para elaborar um roteiro de viagem;
Dificuldade para identificar o melhor custo-benefício da hospedagem;
Dificuldade em descobrir as jóias escondidas da cidade e apenas visitar "armadilhas" para turistas;
Arrependimento por não ter aproveitado a viagem ao máximo;
Falta de conforto para trabalhar durante a viagem, quando houve o caso.

O desafio foi, portanto, desenvolver um produto digital que o usuário perceba como a chave para desbloquear uma experiência de viagem única e inesquecível, criada sob medida para atender aos seus interesses e gostos pessoais, e permitir aproveitar ao máximo tudo que a cidade pode proporcionar. Com algoritmos complexos e a ajuda da inteligência artificial, o TripFlow tem capacidade de superar expectativas.
COMO NÓS PODEMOS?​​​​​​​
PROCESSO DE DESIGN
A SOLUÇÃO

Neste projeto empreguei diferentes metodologias e frameworks do design thinking para elevar a experiência do usuário, especialmente o modelo de Duplo Diamante. Também envolvi usuários potenciais do TripFlow no processo criativo, encorajando um fluxo constante de soluções que resultaram em algumas melhorias incrementais e até mudanças radicais na experiência como um todo – comunicação constante durante o processo de design e ciclos de feedback se mostraram fundamentais.
BRAINSTORMING
PRIORIZAÇÃO DAS FEATURES
SITEMAP
TESTES DE USABILIDADE

Foram desenhados e prototipados seis fluxos que, combinados, criam uma linha do tempo desde a criação da conta do usuário e sua primeira interação com o app – indicar, por meio do uso de tags, quais são seus interesses pessoais e hobbies – até uma situação de descoberta em que o usuário, já durante a viagem, solicita à inteligência artificial do app recriar seu itinerário do dia.

Realizei testes on-line com 9 usuários com idades entre 25 e 70 anos e diferentes níveis de habilidade no meio digital, no decorrer de 5 dias, por meio de videochamada, com o usuário compartilhando sua tela de acesso ao protótipo desenhado no Figma.

Assim, foi possível acompanhar o movimento do cursor, observando como o usuário navega e interage com o protótipo, gravar os testes de usabilidade e os feedbacks oferecidos por cada um.
De forma geral, o resultado dos testes de usabilidade foram bastante promissores, com 88% dos usuários testados concluindo os objetivos de todos os 6 fluxos sem problemas. Mesmo assim, observei diversas oportunidades de melhoria de usabilidade, de UX writing e até mesmo redesenhar uma sessão inteira do app para algo que faz mais sentido para o usuário final.
DESIGN DE INTERFACE E EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO
GUIA DE ESTILO

As escolhas refletem a personalidade alegre e convidativa do app. A cor roxa ou lilás, historicamente relacionada à nobreza, também está associada à sabedoria e é capaz de estimular a imaginação e criatividade. A família tipográfica principal é moderna e possui originalidade nos traços; já o tipo escolhido para Body proporciona muita leiturabilidade, mesmo em tamanhos reduzidos.
DECISÕES DE USABILIDADE

HEURÍSTICAS

O TripFlow respeita as diversas convenções e padrões do design da interface de usuário e proporciona consistência por todo o sistema. Se o protótipo não permite provar todas as heurísticas de Nielsen, destaco:
LEIS DE UX

O design do TripFlow segue convenções de design e atende às leis de UX, tais como as leis de Similaridade, Proximidade e da Região Comum, mas destaco no design algumas aplicações:
PROTÓTIPO

Navegue pelo app TripFlow no protótipo abaixo. Explore cada uma das páginas; a cada etapa do fluxo, novos elementos se revelam! Clique aqui para assistir à navegação completa do protótipo. Recomendo ampliar a janela do protótipo para tela cheia:
FRUTOS DO TRABALHO
RESULTADO

Todos os usuários participantes dos testes de usabilidade voltaram para experimentar o protótipo em sua versão final, com 88% relatando melhorias de usabilidade e clareza nos fluxos de navegação, quando comparados aos testes com o protótipo de baixa fidelidade. Os principais resultados foram:

Fluxos de usuários simplificados e atrito reduzido;
Maior acessibilidade, garantindo que o app seja usável por uma base de usuários diversa;
Design aprimorado para uma identidade visual moderna e coesa.

O projeto acadêmico foi concluído mas o trabalho só está começando. As próximas etapas de desenvolvimento do TripFlow serão:

Desenhar as telas de perfil do usuário e configurações;
Retrabalhar o UX writing, com os textos todos em primeira pessoa do singular, para deixar mais claro que o usuário está, o tempo todo, interagindo com a Odisseia, a inteligência artificial do TripFlow;
Polir as arestas do projeto, dar início ao desenvolvimento do app e construir uma apresentação para possíveis investidores.
COMENTÁRIO DA PROFESSORA
APROVAÇÃO

Consegui navegar no seu portfólio. Sua proposta de apresentação dos trabalhos está interessante e bem resolvida.

Você desenvolveu muito bem todas as atividades sugeridas. Os wireframes, fluxos e protótipos criados ficaram excelentes. O storytelling ficou bem descrito e você detalhou bem todas as demais etapas do projeto.

Notei a sua dedicação em cada detalhe do portifólio, assim como no curso como um todo. Espero que tenha aproveitado bastante todo conteúdo e que tenha muito sucesso em sua jornada como UX Designer! 😊

Você tem um excelente material!
TripFlow – App (Projeto Acadêmico)
Published: