Não é sobre aparência. É sobre percepção. E sensação.

Manifestações artísticas cujas propostas fogem da premissa da Arte Clássica de busca pela representação realística e idealizada, como a Arte Moderna e a Arte Contemporânea, são, ainda hoje, comumente subjugadas.

Sendo assim, Aesthesis deriva da necessidade de – por meio de uma vasta e multidisciplinar bibliografia – explicitar esse acontecimento e investigar as razões pelas quais a percepção de movimentos artísticos disruptivos perpassam pelo juízo de valor "feio", "grotesco" e/ou "estranho".

O objetivo do projeto consiste, em suma, na elucidação do espectador a respeito do desenvolvimento perceptivo humano, de forma a evidenciar como esse processo sofre interferências tanto de questões culturais quanto de aspectos bioneurológicos.

O resultado alcançado constitui uma coleção de 10 zines duplas (e uma luva que as comporta) que não só promovem o entendimento do observador acerca das temáticas supracitadas de forma dinâmica, como também dialogam com os conceitos defendidos no próprio conteúdo textual.




Autoria: Marcela G. Cardoso
Editoração: Marcela G. Cardoso
Design: Marcela G. Cardoso
Produção gráfica: Marcela G. Cardoso
Orientação: Joana Alves
Fotografia: Gustavo Crivellari
​​​​​​​
Aesthesis
Published:

Aesthesis

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Escola de Design, como requisito para a obtenção de Read More

Published: