SEU ALVES, sapateiro cearense, teve suas letras digitalizadas. A fonte tem duas variações: nas teclas de caixas ­altas, aparecem os caracteres mais recorrentes e nas caixas ­baixas, os caracteres especiais. Traz o rico universo popular brasileiro para a linguagem digital através da reprodução da sinuosidade dos caracteres originais, pintados pelo Sapateiro nos muros do Papicu. A fonte captura as imperfeições e a rapidez da escrita informal. A variação dos traços e os borrões casuais caracterizam a fonte. Há variações de espessura e inclinação: a harmonia vem da desordem. 
Fotografia: Iana Soares 
Através da análise de anatomia do tipo, vi oque era mais recorrente em cada caractere e selecionei os que mais se assemelhavam e encaixavam como tipo principal.
 
Fotografia: Iana Soares 
A) Fotografia original do muro de Seu Alves > B) Recorte de cada caractere a partir das imagens originais. > C) Redução a imagem do caractere para 1 cor: preto sobre fundo branco. > D) Vetor de cada um dos caracteres com a ferramenta rastreio de bitmaps. > E) Importa-se cada um dos caracteres como arquivo vetorial separado para um software de criação e manipulação de fonte digital.   
 
Fotografia: Iana Soares 
No projeto de produção de uma fonte digital os tipos deixam de ser elementos com propriedades físicas (letras pintadas no muro) e passam a ser seqüências digitalizadas em código binário, vistas em tela de computador ou em descrições de curvas vetoriais decodificadas por uma impressora.
 
A partir desse sistema foi feito o armazenamento das informações bitmap e outline de cada caractere selecionado do muro. Bitmap é o registro do conjunto de informações de cada um dos pontos de um caractere tipográfico. Já o outline é a descrição de linhas retas e curvas que formam o contorno do caractere. 
Fotografia: Iana Soares 
Fotografia: Iana Soares 
Anatomia do tipo "Seu Alves.otf": índice visual com a identificação de alguns termos nos caracteres.
 
Fotografia: Iana Soares 
A inusitada inversão de um caractere internacional "Ø" transforma-se no "Q" da fonte Seu Alves. A cauda invade e atravessa o interior do caractere. Um dos caracteres muito reconhecíveis dentro da fonte digital.
Fotografia: Iana Soares 
A direção curva tem significados associados à abrangência e à calidez. A mensagem " TI AMO MÃE" aqui aparece protegida, bem guardada e bem cuidada através dessa direção. Assim como as palavras "Deus" e "sANTO": "Deus" se apresenta nesta forma bem velado, como o próprio sapateiro afirma "ele está sempe reservado". "Santo", através da direção curvelínea do "S" se afirma como algo sagrado.
Fotografia: Iana Soares 
Fotografia: Iana Soares 
Seu Alves
Published:

Seu Alves

Projeto de Tipografia Vernacular digital desenvolvida a partir da caligrafia do Sapateiro Alves.

Published:

Creative Fields