O Projeto

PT
O Ambulatório de Hepatites da UFMG atende, gratuitamente, pessoas comorbidades hepáticas de todo o Brasil. Porém, para realizar os atendimento, eles contavam com um sistema inadequado e incompleto.

Para atender a necessidade do negócio, foi solicitada a elaboração de um software completo capaz de atender as necessidades do setor.


EN
The UFMG Hepatitis Outpatient Clinic attends, free of charge, people from all over Brazil with liver comorbidities. However, they relied on an inadequate and incomplete system to perform the service. Therefore, the present work aimed to develop software that adequately met the sector's needs.

As a result, our main focus was an application capable of adding, editing, and deleting patients, scheduling appointments, and displaying the history of care provided.



Design Thinking

Para a resolução da problemática, tomamos como base a ferramenta de inovação Design Thinking. Técnica iterativa com 5 passos com a finalidade de criar soluções inovadoras e ágeis.
1. Empatia
Iniciamos com a etapa de empatia. Nela precisávamos entender em qual momento estava o software do cliente para que pudéssemos criar a nova solução.


1.1 Briefing e entrevista com o usuários
Nesta etapa entendemos o projeto, suas principais necessidades e desafios.

Perguntas iniciáis do briefing:
1. O que faz o ambulatório de hepatites?
2. Por que criar/atualizar um novo software?
3. Quem são as pessoas que utilizam o sistema?
4. Quem é o público-alvo?
5. Quais são as funcionalidades do sistema atual?
6. O que deseja mudar ou acrescentar no novo sistema?

1.2 Análise do software atual
Aqui tivemos acesso ao programa atual e, com isso, conseguimos realizar um diagnóstico e levantar diversas ideias e percepções.
1.3 Análise de Benchmarking
Após a etapa de análise de software iniciamos uma pesquisa para verificar se o mercado já atuava com programas similares ao que buscávamos construir.

Nesse sentido, identificamos softwares alguns programas no mercado:

1. Prontmed
https://www.prontmed.com/
“Software médico para consultório e gestão clínica. O prontuário eletrônico é feito para profissionais e gestores de saúde: agenda, faturamento e dados clínicos em um só lugar.”

2. 4Medic
https://www.4medic.com.br/
“O software médico completo para a gestão da sua clínica ou consultório. Integre todos os setores da sua clínica com o software médico 4Medic!”

Para além, como o programa funcionaria como uma agenda, analisamos também outras plataformas que tinham funcionalidades similares, como o Google Agenda.


2. Definição
Neste momento temos as principais informações relacionadas ao problema e buscávamos maior investigação para atender com fidelidade e satisfação as necessidades dos clientes e usuários.​​​​​​​

2.1 Personas
Aqui dividimos os principais usuários do sistemas e buscamos entender suas particularidades por meio do uso da ferramenta de personas.

Personas identificadas:
Médicos;
Pacientes com Hepatite A;
Pacientes com Hepatite B ou C;
Coordenadores;
2.2 Problema
A partir das análises feitas identificamos que o que a maior problemática seria o fato do ambulatório de hepatites da UFMG não ter um sistema adequado para registrar os atendimentos prestados. Com isso, não era possível identificar, registrar e consolidar informações importantes sobre a saúde dos seus pacientes. O que impacta nas análises futuras, prognóstico dos pacientes e, ainda, na erradicação de doenças.


2.3 Requisitos
Aquim iniciamos o processo de levantamento de requisitos a fim de investigar as funcionalidades essenciais do software em tempo hábil.

Para isso, utilizamos a ferramenta do Miro para nos atender nas seguintes necessidades:

1. Listar os requisitos por persona.
2. Priorização e eliminar requisitos por grau de complexidade.
3. Organização dos requisitos gerais.

3. Idear
Nesta etapa, iniciamos a concepção estrutural e visual do novo software a partir da definição do banco de dados e criação das primeiras telas.
​​​​​​
4. Protótipo
Fase de concepção da identidade visual e das telas de forma mais fiel ao que seria a entrega final.
5. Resultados finais e testes
Antes da entrega final do software fizemos o envio do programa desenvolvido ao cliente 30 antes para que testes reais pudessem ser feitos, e assim termos feedbacks e possíveis correções em tempo hábil. Após, entregamos o software para uso completo dos usuários.

Acesse ao código do software e mais:


HepAgenda
Published:

Owner

HepAgenda

Published: