Mostra #VicentinaNaSuaCasa's profile

DO SOUL AO HIP HOP POR FABINHO UP ROCKERS

O canto que vem da alma, o clamor que transmite uma emoção indescritível, assim é a soul. O termo que significa alma, permite compreender um pouco sobre o “estilo” poderoso que teve sua origem na necessidade de expressão do povo negro de ser ouvido e falar ao mundo sobre as questões sociais e políticas na década de 50 nos Estados Unidos.

A musicalidade e o ritmo são intrínsecos à maioria das culturas tradicionais africanas e essa herança é expressa, de diversas formas. Mais do que um gênero musical de extrema importância para a história da música, o soul demonstra a identidade de um povo e o orgulho em ser negro. 
A exposição virtual “Do Soul ao Hip Hop” apresenta por meio de registros fotográficos, personagens que contribuíram para a história da Cultura Hip Hop joseense a partir dos bailes black, decisivos para elevar a autoestima da juventude negra nas décadas de 1960 e 1970 até os dias atuais.

The Brothers Jackson
Adilson, Pedrão, Joãozinho R.I.P, Detinho R.I.P e Amauri  integrantes do grupo The Brothers Jackson em um dos ensaios para as apresentações em programas de tv e danceterias da cidade. (1982)

The Brothers Jackson  
The Brothers Jackson foi um dos principais  grupos de dança da região  nos anos 80.

Imagem 1 Guinhão , Joãozinho R.I.P e Pedrão em um concurso de dança na Vila Santa Teresinha em 1981
Imagem 2  2 Joãozinho R.I.P,  Detinho R.I.P,  Antônio Maria

The Brothers Jackson no programa Viva a Noite do SBT em 1985
Apresentado por Gugu Liberato, o programa Viva a Noite promoveu um concurso de dança onde o grupo The Brothers Jackson  conquistou o primeiro lugar.
Na imagem: Rui, Pedrão, Guinhão e Detinho R.I.P  

The Harlleyn Brothers
O grupo que disputava concursos de dança, surgiu em 1981 organizado e liderado por Marcão Gênesis que tornou-se DJ e atua até hoje.

The Harlleyn Brothers na Gênesis
The Harlleyn Brothers na Gênesis em 1981.  A Gênesis foi uma das principais discoteca da cidade de São José dos Campos, localizava-se onde hoje é o Tênis Clube.


DJ Tadeu pioneiro da Black Music Joseense 
Participava do “encontros dos blacks” no viaduto do Mappin em São Paulo. Em São José dos Campos abriu o Salão  Raça, dedicado aos cortes afro. Faleceu em 2010.

Cartaz do Baile Disc In Concert
Baile dos anos 80 realizado no Sesc São José dos Campos por DJ Tadeu e DJ Joe.

Pedrão  
Idealizador e  líder do lendário grupo The Brothers Jackson.  
Pesquisador e historiador da Black Music. Figura importante na transição do movimento Black para o Hip Hop nos anos 80.

Imagem 1 -  Foto inspirada no álbum "Off the Wall" de Michael Jackson
Imagem 2 -  Pedrão ainda na ativa, em 2018 

Revista Dance o Break
Publicada nos início dos anos 1980,  a revista Dance o Break foi importante  para as primeiras  gerações do Hip Hop  trazendo informações  sobre essa dança  que chegava ao Brasil mas já fazia muito sucesso.

Mano B.A 
Evento realizado na Orla do banhado em 1995 que contou com a participação de B.A  um dos principais dançarinos de Breaking da época.

Eduardo Guetto Style 
Dançarino, fez parte da primeira geração de dançarinos em São José dos Campos, se tornando referência pelo apurado conhecimento sobre as danças urbanas.

Eletric Boogaloo 
Uma principais grupos de Hip Hop  dos anos 80 , Eduardo Guetto Style  , Rodolfo  , Everaldo  , Marrone , Marcos  e o Claudião (na escada) realizou o Graffiti.

Júri das Ruas  
Grupo formado por Fabinho Up rockers, Leonardo e Júlio Rhazec em 1996.

Aliados Force Crew
Liderada pelo artista grafiteiro Vespa, a crew foi a principal da cidade de São José dos Campos nos anos 2000, contribuindo para a formação de novos adeptos da cultura Hip Hop.

Imagem 1 - Pelas ruas da zona sul de São José dos Campos em  2004.
Imagem 2 - Encontro de amigos, antiga  formação da crew.


Zona Sul MC's
Considerados pioneiros do RAP nacional do Vale do Paraíba, o Zona Sul MC´s surgiu em meados dos anos 90. Na imagem: Tricia,Zelito, Rone, e Mafrey.

Zona Sul MC's na FLIM 
Homenagem ao grupo Zona Sul MC’s em reconhecimento aos 30 anos dedicados à Cultura Hip Hop do Vale do Paraíba.
Pelas lentes de Danilo Ferrara na FLIM - Festa Literomusical 2021

Grupo DSV -  Dizendo Sempre Verdades
Uma das primeiras gerações do RAP joseense dos anos 90. Grupo de Rap DSV, Formado por Fernandão Beat Box R.I.P , DJ Denilson , Dom Alex e Val 

Grupo Pretos com Atitude
Cássio Kamanzi, Vicente Blood e DJ Juninho Dube 
Registro feito na Praça Afonso Pena nos anos 90. Atualmente os integrantes desenvolvem projetos solo

Gugu 
DJ e artista grafiteiro, um dos principais nomes do Graffiti joseense. Contribuiu com o fortalecimento da arte na cidade.
A imagem é um registro da arte realizada em São Paulo para o show de Run DMC no Brasil À convite de Maurício Blackmad "Cutmasterdinho” ,Gugu ao lado dos amigos Kobra e Brisola foram escolhidos para  pintar o painel. (Gugu é o terceiro, da esquerda para direita)

Imagem 1-  Arte realizada por Gugu e Mickey  na Zona Sul  de São José dos Campos no final dos anos 90. Ambos continuam colorindo a cidade por meio do Graffiti.

Imagem 2 -  Arte realizada em São José dos Campos
DJ's in the house
Encontro de Gerações. Na imagem os DJ's Bagana, Juninho Dube e Gugu

Hip Hop vive!

Imagem 1 - Evento realizado no antigo Centro Comunitário do Jardim Satélite
Imagem 2 - Encontro de gerações realizado no Parque Santos Dummont

Fabio Granato:
Conhecido no cenário da cultura urbana como Fabinho, dançarino integrante do Up Rockers Force e militante no Movimento Hip Hop há 34 anos.
Ministra oficinas e palestras compartilhando conhecimento e contribuindo para a formação de jovens.​​​​​​​

DO SOUL AO HIP HOP POR FABINHO UP ROCKERS
Published:

DO SOUL AO HIP HOP POR FABINHO UP ROCKERS

Published:

Creative Fields