Vinícius Machado's profile

Ciência, tecnologia, inovação e sociedade

Perfil Pessoal


Rotina Semanal

Meu estilo de aprendizagem

CTIeS e celular


Atualmente, o celular é a tecnologia mais pratica de comunicação entre a sociedade.
​​​​​​​

O que é CTIeS?
(Problemas definidos e complexos)

Os problemas definidos são lineares e sequenciais e na maioria das vezes geram melhorias incrementais. Sua solução podem ser dadas pelos métodos tradicionais.

Os problemas mal definidos (complexos) necessitam de uma abordagem interdisciplinar e uma colaboração para serem resolvidos. Esses problemas levam a inovações disruptivas e a diversidade leva a resolução do problema.

Estudo longitudinal de Land an Jarman

George Land e Beth Jarman desenvolveram um teste para a NASA que conseguiu mensurar o potencial criativo de seus engenheiros e cientistas. No grupo de 1600 integrantes compostos por crianças entre quatro e cinco anos de idade, os cientistas identificaram que 98% delas desfrutavam plenamente de sua criatividade. Quando as crianças estavam com 10 anos de idade, apenas 30% manifestaram seu gênio criativo. Quando testadas aos 15 anos de idade, o número se reduziu a 12%. E quando avaliadas depois de adultas, na faixa de 30 anos de idade, menos de 2% permaneciam no grupo.

Qual o papel da criatividade e inovação?

Crianças são criativas por que não têm compromisso e não são julgadas. São julgadas com o passar do tempo e isso as tira seu potencial criativo.
A criatividade é o momento para novas idéias e a inovação acontece quando essa ideia é colocada em prática.

Banner do grupo 8

1. Hipóteses:
Em decorrência de uma primeira análise ao tamanho do envelope e da sombra dos objetos dentro o grupo se dividiu em hipóteses que precisavam ser confirmadas e hipóteses em que o grupo tinha total certeza do conteúdo da caixa, sendo essas:


2. Planejamento:

- Observar o objeto contra a luz
- Tamanho da sombra dentro dos objetos dentro do envelope
- Peso do envelope
- Som ao chacoalhar o envelope

3. Análise e interpretação:​​​​​​​


4. Análise e interpretação:

Em posse dos resultados o grupo discutiu sobre as hipóteses colocadas no TÓPICO 1 e chegou-se à conclusão de que o conteúdo do envelope era um cadeado de coração, uma palheta de violão e um elástico de amarrar cabelo, esse resultado se veio pelo uso da metodologia estipulada, pois sem ela talvez o conteúdo pudesse não ser identificado.

Reflexões sobre outras questões

Como o desenvolvimento científico conseguiu comprovar a existência do átomo sendo que não é possível vê-lo ao tocá-lo?
Ao observar fatos estranhos relacionados a grãos de pólen com seu microscópio, em 1827, o botânico escocês Robert Brown, notou que alguns deles soltavam pequenas partículas, que se afastavam dos grãos de uma forma agitada e aleatória, que nunca soube explicar e acabou concluindo que se tratava de algum tipo de propriedade da matéria, que anos depois foram propostas por Dalton como átomo.
Mas como sabemos que essas partículas estão lá? A resposta é que, apesar de minúsculas, elas têm um grande impacto. O físico britânico que descobriu os elétrons, J. J. Thomson, usou um método particularmente engenhoso para provar sua existência em 1897, onde utilizou a diferença de potencial para novamente provar que os átomos existem e influenciam muito no cotidiano.

Qual a estrutura de um átomo?
O modelo atual proposto por Schrödinger, possuindo cargas positivas chamadas de prótons, cargas neutras chamadas de nêutrons e cargas negativas chamadas de elétrons, esse modelo apresentou um modelo de orbital tridimensional para cada um dos subníveis de energia, como demonstrado abaixo.



Quais foram os passos da ciência para determinar a estrutura de um átomo?​​​​​​​



Evolução humana​​​​​​​

A evolução humana corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie.
Atualmente, os cientistas acreditam que esses antropoides e a espécie humana tiveram um ancestral comum, cerca de 8 a 5 milhões de anos atrás.

Australopiteco: As principais características desse grupo eram: a postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a da espécie humana. Foram os primeiros hominídeos a dominar o fogo, o que permitiu sua expansão para outros territórios. Além da redução da musculatura da face, pois podiam cozinhar os alimentos, amaciando-os.

O gênero homo:
A extinção da maioria dos australopitecos possibilitou o surgimento de uma nova linhagem.
O gênero Homo se destaca pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência. Além disso, apresentava adaptações evolutivas, como o bipedalismo.

Homo habilis: Atualmente, com o estudo dos fósseis, o mais aceito é considerá-lo como australopiteco, sendo Australopithecus habilis. A espécie viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás.

Homo erectus: Essa espécie se destacou pela fabricação de instrumentos e utensílios de pedra, madeira, pele e ossos. O grupos saiu da África e alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania.

Homo Neanderthalensis: 
Conhecido por neandertais, tinham o corpo adaptado ao frio, ausência de queixo, testa baixa, pernas arqueadas e cérebro maior do que os dos seres humanos atuais.
Os neandertais apresentavam comunicação verbal rudimentar, organização social e sepultamento de mortos.
Esse grupo conviveu com os primeiros homens modernos. Atualmente, acredita-se que o homem moderno surgiu na África entre 200 mil a 150 mil anos atrás, a partir das linhagens de H. ergaster.

Homo sapiens: A principal característica do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, é o cérebro bem desenvolvido. Além disso, observa-se a capacidade de raciocínio, comunicação e inteligência pelo desenvolvimento do sistema nervoso.



Resenha sobre o vídeo: The game that can give you 10 extra years of life.

      Jane McGonigal é uma designer e autora de jogos americana que defende o uso de tecnologias móvel e digital para canalizar atitudes positivas no mundo real.
      Jane por ser desenvolvedora de jogos costuma ouvir que os jogos são um desperdício de sua vida. Jane revisou estudos sobre o arrependimento de trabalhadores, e os resultados foram de pessoas que trabalhavam demais, saudades de familiares e vontade de expressar suas origens. Segundo Jane, os jogos podem ajudar com todos esses problemas, ao jogar você pode estar com amigos.
     Jane passou algum tempo com danos cerebrais depois de ficar inconsciente e isso deu a ela pensamentos suicidas. Com isso, ela desenvolveu um RPG mental para afastar pensamentos suicidas. Depois de divulgar o jogo, muitos pacientes responderam que o jogo os deixavam muito felizes e concentrados. 
    Pessoas que sobreviveram a acidentes ou de quase morte, geralmente passam por um crescimento pós-traumático: elas esclarecem seus objetivos, tornam-se mais felizes e produtivas. Jane estava analisando esses benefícios e como as pessoas podem obtê-los sem passar por traumas. Eles estão relacionados a 4 tipos de resiliências e podem ser treinados pelo RPG mental:
    
      Resiliência física: a atividade física permite que o corpo se recupere melhor e resista a mais estresse.
      Resiliência mental: estalar os dedos 50 vezes ou contando a partir de 100. A atividade mental lhe dá mais força de vontade.
      Resiliência emocional: olhe através de uma janela ou pesquise imagens sobre seus animais favoritos. Você pode melhorar drasticamente a sua saúde ao sentir 3 emoções positivas.
      Resiliência social: aperte a mão de alguém ou envie uma mensagem a um amigo.

      Pessoas que regularmente aumentam essas resiliências, ganham mais 10 anos de vida e devem construir a mentalidade para viver sem arrependimentos.


Ciência, tecnologia, inovação e sociedade
Published:

Ciência, tecnologia, inovação e sociedade

Published:

Creative Fields