ART NOUVEAU
Muito conhecida como “Arte Nova”, o Art Nouveau foi um movimento artístico que surgiu na Bélgica por volta do final do século XIX para suprir o desejo da sociedade em ter um estilo que refletisse as inovações proporcionadas pela indústria. Se manifestou na arquitetura, nos móveis e nas artes plásticas, suas principais características eram: Exuberância decorativa, formas onduladas e elegantes, formas botânicas, o uso da figura feminina e de cores frias. No meu autorretrato, me apropriei das linhas arredondas, da fluidez do traço, das formas botânicas, das cores frias e tons pastéis.
ART DÉCO
O nome “Art Déco” vem do termo francês “Arts Décoratifs” que significa Artes Decorativas, esse movimento surgiu na Europa no começo do século XX. Foi muito presente na arquitetura, onde deu vida desde à arranha-céus super conhecidos como o Chrysler Building nos Estados Unidos até à estatuas como o Cristo Redentor no Brasil, também foi um movimento muito presente nas artes decorativas e na movelaria. Suas principais características eram: As formas geométricas, simétricas e estilizadas, o luxo por conta do design limpo e do uso de materiais caros e da figura feminina e de animais. Para representar esse estilo no meu autorretrato, escolhi exaltar a principal característica dele, que é a decoração, por isso fiz um busto meu, para simbolizar um busto antigo que geralmente há nas residências da alta sociedade.
CUBISMO
É um estilo muito conhecido pelo uso de formas geométricas em suas obras, surgiu na França por volta do início do século XX. Se manifestou principalmente nas artes plásticas, onde através da fragmentação das pinturas, rompia com o conceito das formas perfeitas que vemos nas maiorias dos outros estilos. Suas principais características eram: O uso de formas geométricas e a renúncia da perspectiva. Para retratar esse estilo no meu autorretrato, tentei fazer ele por meio da composição de formas geométricas assimétricas, além de não fazer uso da perspectiva.
CONSTRUTIVISMO
Foi um movimento que surgiu na Rússia por volta do início do século XX e possui um alto teor revolucionário. Se manifestou principalmente através das artes plásticas e suas principais características eram: O uso da tipografia, da colagem, da fotografia, da tridimensionalidade para expressar a ideia de movimento e o uso de temas políticos e sociais. Nesse período, tínhamos na Rússia a Escola de Artes Vkhutemas, que foi uma grande percussora do Construtivismo e que teve uma importância tão grande na história quanto a escola de Bauhaus. Na elaboração do meu autorretrato, me inspirei nas obras da época de cunho político, onde trazia principalmente as cores vermelho, preto e azul, além do uso da tipografia.
THE STIJL
Conhecida como “Arte geométrica”, surgiu na Holanda, por volta do início do século XX e discutia principalmente a valorização das formas geométricas elementares, que geralmente eram deformadas em estilos como o Cubismo e o uso das cores primárias acrescidas do preto, branco e cinza. Se manifestou principalmente nas artes plásticas e na moda e um dos seus maiores expoentes, foi a Escola de Artes Bauhaus. Para o meu autorretrato, utilizei um fundo com o padrão característico do estilo, que é composto por retângulos com bordas espessas e coloridos com as cores primárias, o preto e o cinza, e para familiarizar o estilo com as formas não elementares, trouxe a minha imagem em sombra, com poucos detalhes e cores, para fazer uma brincadeira com todos os tipos de formas.
FUNCIONALISMO
É um estilo muito presente na Arquitetura, onde enaltece a forma e a função, estando muito ligado ao pensamento “A forma segue a função” do Arquiteto norte-americano Louis Sullivan, que explica que o principal ponto de uma obra, é sua função e que a beleza surge naturalmente, num perfeito equilíbrio. É um estilo que discute a utilidade e a comodidade dos objetos e teve como um dos seus maiores expoentes, a Escola de Artes de ULM. Para retratar esse estilo no meu autorretrato, decidi ir por uma linha mais lúdica, onde enalteço o equilíbrio e o bem estar que esse estilo propõe, através do uso funcional.
Autorretrato
Published:

Owner

Autorretrato

Autorretratos na ótica de alguns movimentos artísticos.

Published: