Estúdio Duna's profileRaimundo Britto's profile

História Preta



História Preta

Sistema de identidade visual para um podcast documental sobre cultura e história da população negra no Brasil e no mundo. Um projeto criado em 2019 pelo historiador carioca Thiago André que busca resgatar a memória e o conhecimento sobre a população negra através de episódios quinzenais — roteirizados e narrados por ele — que abordam desde temas cotidianos como música, arte, beleza e futebol, à conteúdos sobre identidade, violência do estado e racismo. Um projeto sem fins lucrativos, membro da rede B9 Podcasts do portal Brainstorm9, cerca de 45 mil downloads mensais em todo mundo e disponibilizado através das plataformas Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music.

Dando início ao trabalho, comecei uma extensa pesquisa para identificar quais elementos dariam conta da grandiosidade de uma cultura tão diversa quanto o número de povos ancestrais que construíram uma identidade que podemos chamar hoje de preta. Por ter sido necessário um processo de pesquisa e criação mais complexo, escrevi um artigo inteirinho apresentando todas as referências utilizadas na construção do resultado apresentado aqui. Para ler é só acessar link do Medium logo abaixo.

Por Raimundo Britto




Entendi que o caminho seria construir uma linguagem baseada na ancestralidade, mas com olhar no futuro, dialogando com as novas gerações. Colocando a existência negra no centro da discussão e posicionando o podcast como um projeto potente e inspirador.​​​​​​​

Sob influência de todas as referências analisadas, cheguei em um logotipo de traço forte, espontâneo, com hastes geométricas interligadas e que remete à ideias como união, ação coletiva e organização. Comecei então a perceber que o rascunho tinha uma estrutura muito similar aos artefatos de ferro tradicionalmente utilizados para representar os orixás no Candomblé — uma religião originada no Brasil, mas baseada na cultura cotidiana, crenças e cultos trazidos pelo africanos.




Observei também que as letras "E", "T" e "A" da palavra "Preta" formavam uma estrutura similar à ferramenta consagrada à Exú (Èṣù) – um orixá cultuado na cultura Iorubá,  uma sociedade dividida entre as regiões da Nigéria, Benin, Gana, Togo e de onde foi trazida a maior população de africanos escravizados para o país. É o orixá mensageiro que representa o arquétipo da comunicação e da transmissão de conhecimento entre o Orum (mundo espiritual, orixás) e o Ayê (mundo físico, seres humanos).

Por sua estrutura similar à uma ferramenta ritualística, é possível também associar o trabalho à Ogum — orixá que possui como símbolo o ferro e que de acordo com a tradição iorubá, representa os avanços tecnológicos da humanidade.

Enquanto Exú é a comunicação, Ogum representa a tecnologia pela qual este conhecimento se propaga. Por se tratar de um podcast sobre a história preta, as ideias começaram a fazer todo sentido. Assim chegamos a nova identidade visual do História Preta que apresentamos agora.


​​​​​​​Seydou Keïta – 1949/51







ESTÚDIO DUNA 
2020 © Todos os direitos reservados.

Quer conversar sobre novos projetos? 
Será um prazer lhe ouvir, envie um email.
If you'd like to talk about working together, 
i'd love to hear you, send an email.








História Preta
Published:

História Preta

Sistema de identidade visual para um podcast documental sobre cultura e história da população negra no Brasil e no mundo. Um projeto criado em 20 Read More

Published: