Introdução

O material abaixo apresenta a construção de uma solução baseada no problema  proposto. O processo de idealização, concepção e desenvolvimento está descrito abaixo e fez parte de uma atividade proposta pela Capyba.

Problema proposto

A poluição em relação ao ar e aos rios de Recife (ou em outra grande cidade) é algo muito visível no dia a dia das pessoas. Pensando nisto, uma cooperativa sugeriu a criação de um aplicativo que tivesse como objetivo a conscientização e o trabalho colaborativo dos cidadãos na preservação do meio ambiente. Para melhorar o engajamento na plataforma talvez seja necessário alguma estratégia de motivação, ficando a critério do designer do projeto.

Levando este mini briefing em consideração, como você atuaria para criar uma solução para este problema.

Entregáveis

• Apresentação com seu processo e como chegou na solução.
• Quais etapas, métodos e ferramentas você utilizou e porque.
• 3 a 5 telas tangibilizando visualmente a solução.
• Quais seriam seus próximos passos no projeto.

Entregáveis opcionais:

• User Stories dos atores envolvidos no projeto
• Design Handoff

Proposta do Capybem

Com o aumento dos impactos negativos causados pelo descarte inapropriado de lixo no meio ambiente, a reciclagem é uma das soluções para combater esse problema, além de representar fonte de renda para algumas pessoas.

Pensando nisso, o Capybem vai informar e orientar as pessoas na separação e descarte do lixo, além de proporcionar que parte do lixo se transforme em renda seja através da venda realizada pelos catadores ou reciclagem feita por profissionais treinados.

Para aumentar o engajamento das pessoas para o uso do Capybem, a gamificação estará presente através da premiação com selos virtuais obtidos na realização de algumas atividades propostas pelo aplicativo.

O porquê de ser uma aplicação

Dos países que mais usam a internet, o Brasil está em segundo lugar do ranque com 85% dos aparelhos móveis conectados, por isso foi decida a construção de uma aplicação mobile ao invés de desktop. Um outro fator que influenciou essa decisão é que nosso país tem 79% dos minutos gastos em aparelhos móveis, onde as aplicações mais utilizadas são do tipo mapas e trânsito (98%) e redes sociais (97%).

As informações acima foram retiradas no site GUS.digital.

O processo de criação
Benchmark

Abaixo fiz uma lista de alguns aplicativos utilizados como base para analise da concorrência e entender como é o mecanismo do lixo reciclável através de meios digitais.

Cataki (Site | Loja | Fotos do aplicativo)
Desafio Ambiental (Loja | Fotos do aplicativo)
Intellibins (Fotos do aplicativo)
Litterati (Site | Loja | Fotos do aplicativo)
Moeda Verde (Loja | Fotos do aplicativo))
Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável (Fotos do aplicativo)
Sustentabilizando (Loja | Fotos do aplicativo)

Após fazer uso das aplicações acima e analisar profundamente todas as possibilidades dos aplicativos categorizei todas as funções para entender o que poderia fazer sentido para o Capybem.
Conteúdo

Após fazer a analise de todo o ecossistema digital dos aplicativos, faço um estudo sobre o assunto que será trabalhando no aplicativo para criar alguns insight e ter argumentação para planejar as funcionalidades. Esse conteúdo é sobre como separar corretamente, quais os tipos de lixos e o que é reciclável, além de informações sobre lixo orgânico, eletrônicos. Todo o conteúdo pode ser visualizado através do link.

Identificação e estudo do público

Para essa aplicação, foi pensando em três tipos de usuários, mas no MPV apresentado aqui, sendo eles, usuário cidadão, catador/cooperativa e artesão. Este último não foi considerado para o MPV apresentando em detalhes aqui, porém foi levantando alguns dados estatísticos para serem utilizados futuramente e servirem de norte para as funcionalidades consideradas.

Usuário cidadão

A pesquisa foi feita através do Google Forms e compartilhada livremente nas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn) e pelos mensageiros (WhatsApp e Telegram).
Abaixo apresentando os dados consolidados, mas detalhes como respostais individuais e o rascunho do que foi e como foi perguntando no questionário pode ser vista através do link.

Dados consolidados
O que as pessoas fazem com cada tipo de material reciclável:

Separação do lixo: Sim: 47,6% / Não: 52,4%
Separação para catadores e cooperativas: Nunca: 23,8% / Sempre: 38,1% / Às vezes: 38,1%
Os dados apresentados acima estão consolidados e disponível através do link.

Catadores
Os dados abaixo foram coletados pelo documento "Anuário da Reciclagem 2017-18", criando pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT.

Nível de infraestrutura e abrangência da coleta seletiva
Nível de conscientização da população em relação à questão ambiental

Quanto ao nível de consciência da população brasileira, dados da pesquisa de percepção dos brasileiros sobre o tratamento de resíduos e a forma como os consumidores podem colaborar com sua gestão correta, realizada pelo Ibope em 2018, mostram que os consumidores:
Distribuição regional dos catadores de materiais recicláveis segundo PNAD, 2017 e 2018
Perfil dos catadores de materiais recicláveis
Participação de cada material no volume total coletado, 2017 e 2018
Artesões

Através do Sebrae coletei alguns dados para utilização de futuras versões. As informações estão reunião em um documento disponibilizado aqui.

Mapa mental
Acesse o mapa interativo: Coggle.it/Diagram/Capybem

User/Job Story
Foram construídos 4 situações para servirem de justificativa dos fluxos.

User Story

Fluxo de doação
eu, como cidadão quero descartar meu lixo reciclável para cooperativa de catadores mais próxima da região onde moro.

Fluxo de descarte
eu, como cidadão quero obter maiores informações sobre como separar melhor os materiais propícios para reciclagem para posteriormente realizar a doação para uma cooperativa.

Fluxo usuário-cooperativa
eu, como catador quero confirmar o recebimento da doação de um cidadão para que ele receba a pontuação e aumente sua posição no ranking na competição.

Job Story

Fluxo ranking
quando estou (situação) dando aula, eu (motivação) quero criar ou aumentar a conscientização da importância na reciclagem de lixo (resultado) para que meus alunos contribuam com a preservação do meio ambiente.

Personas

As personas construídas para o projeto foram baseadas pela pesquisa com os usuários feita pelo questionário e pela pesquisa de mesa.

Heloísa da Conceição: 32 anos, professora que acredita que só a educação poderá mudar o país e o mundo e essa mudança acontece com atitude.

Felipe Lopes: 50 anos, catador que busca conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

Abaixo você tem mais detalhes sobre cada uma das personas
Recursos principal

O Capybem terá dois perfis de usuários. Algumas funcionalidades só estarão disponíveis para um determinado perfil.

Todos os usuários

- Dicas de separação do lixo
- Informativo sobre o meio ambiente e o descarte de lixo
- Visualização de ranking em diversos níveis: estado, cidade e bairro.
- Criação de grupo para competição interna de doação de material reciclável.

Cidadão

- Agendamento de horário para a coleta de material reciclável pelo catador/cooperativa.

Cooperativa

- Criar rota integrada ao aplicativo de mapa/trânsito até o local onde será realizada a coleta da doação de material reciclável.
- Visualização do ranking dos usuários que mais realizaram doação para a cooperativa.
- Confirmação do recebimento da doação de material reciclável.

Arquitetura da Informação

Moodboard
Wireframe

Abaixo você poderá navegar pelas telas. As funcionalidades contempladas na navegação foram: descarte, doação e ranking.
O Wireframe pode ser melhor acesso através do link https://xd.adobe.com/view/06daa3a4-9332-42f7-94df-22bfc8101234-5389/grid 
Protótipo alta fidelidade

Abaixo segue as telas mostradas individualmente:
Da esquerda para a direita: tela inicial, lista de cooperativas, exemplo de formulário, lista de materiais e página informativa
Branding

A construção da marca foi baseada na logo da Capyba e as cores baseadas na coloração das lixeiras, abaixo apresento o estudo da construção dessa identidade.

A Logo
Cores da Marca
Formação do ícone
Grid da Logo
UI Kit

Tipografia

Independe de onde esteja, do idioma falado ou dos conjuntos de caracteres utilizados, a fonte deverá abranger toda a pluralidade gráfica utilizada pelos diversos povos espalhados no planeta, já que é obrigação de todos a preservação do meio ambiente.
A família tipográfica escolhida para o Capybem foi a Noto, fonte que abrange um grande idiomas.

Exemplo de aplicação da fonte

Alfabeto
Aplicação em um texto logo
Elementos textuais
Padrão cromático do aplicativo
Botões
Iconografia
Ícones dos materiais

Os ícones apresentados abaixo (eletrônicos, lâmpadas, metal, papel, pilhas, plástico e vidro) representam as categorias de materiais recicláveis são compostos pelos seguintes itens:

- Cor padrão adotada mundialmente para a categoria do material reciclável
- Imagem ilustrativa
Funcionalidades futuras

Doação coletiva: Possibilidade de realizar doação de lixo reciclável permitindo que condomínios, empresas ou famílias possam fazer doações em grupo.

Premiação real: De acordo com os pontos que cada usuário tiver, ele terá a possibilidade de trocar esses pontos por prêmios reais nos estabelecimentos credenciados no aplicativo.

Carona solidária: Visando reduzir as taxas de poluição causada por automóveis e trazer para o Capybem um novo perfil de usuário, os donos de carro poderão oferecer caronas pelo aplicativo e serão recompensados com pontos extras.

Incentivo bike: Para reduzir o excesso de carros no trânsito e incentivar o de uso de bicicleta, cada percurso que o usuário fizer de bicicleta registrando as informações no Capybem ele será recompensado com pontos extras.

Artesanato: Será adicionado outro perfil de usuário: o artesão. O Capybem irá contemplar os profissionais que utilizam materiais recicláveis para produzir suas obras e gerar renda, fazendo com que usuários “cidadãos” e cooperativas possam doar matéria prima para esses profissionais.
Capybem
Published:

Owner

Project Made For

Capybem

Published: