Avalia App
O Aplicativo Avalia surgiu através de uma parceria com um amigo desenvolvedor, como forma de Trabalho de Conclusão de Curso do mesmo. E teve o intuito de sanar o problema da dificuldade de professores avaliarem seus alunos de acordo com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, aprovada em 2018) a ser implementada nos ambientes escolares Brasil afora. Esta Base traz uma série de mudanças no Ensino Básico, padronizando competências e habilidades que todo aluno precisa desenvolver durante essa fase do ensino.

Portanto, o aplicativo Avalia que tem como objetivo ser uma ferramenta alternativa
de avaliação formativa para os alunos e dessa forma auxiliar o professor no acompanhamento do desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas pela BNCC.

Em relação aos alunos, o propósito é fazer com que as avaliações possam ser encaradas de uma forma mais leve e, por que não, mais divertida.

Para este projeto, o intuito foi desenvolver uma solução que buscasse agradar professores e estudantes. Além disso, trazer uma roupagem mais dinâmica e moderna, transformando a Interação com o Aplicativo numa experiência simples, fácil, agradável e intuitiva.

Inicialmente, foi-se pensada a Interação: como as pessoas utilizariam os elementos e funcionalidades. Para isso foi feita uma ampla pesquisa de comportamento de pessoas em contato com tecnologias, envolvidas com o “mundo” escolar, além de outras soluções produzidas.

Após esta fase, optou-se pela utilização de gestos mais simples de interação com os elementos, como toque e movimento de deslizar horizontal e vertical dos dedos. Três movimentos básicos que simbolizam a simplicidade da solução. A linguagem utilizada foi uma menos formal, para aproximar seus usuários, mas nada coloquial, pois professores também operariam a solução. Além disso, foram pensas elementos que tivessem ampla área de toque pelos usuários.
Seguindo para a etapa da Interface Gráfica, as imagens pensadas receberam tom mais lúdico, visando passar uma sensação mais divertida e leve. As sessões foram divididas por cores marcantes que definem cada sessão em específico. Os ícones foram desenvolvidos para serem discretos e complementar as informações textuais e as áreas clicáveis possuem amplo espaço para o toque dos dedos.

Foi escolhida a tipografia Quenda Medium por ser de fácil leitura e o fato de ser sem serifa ajuda a tornar o visual mais moderno. Algumas transparências foram utilizadas para retirar destaque de ações não pertinentes na tela e o alinhamento dos elementos foi pensado sempre para dar destaque ao elemento mais importante em determinada circunstância.
Falando em Acessibilidade, as cores marcantes trazem contraste para a diferenciação das sessões, aliadas ao tamanho da fonte maior possibilitando maior leitura. Os textos das sessões vêm acompanhados por ilustrações vetoriais que auxiliam na compreensão da mensagem. Botões em que a ação não é a mais importante recebem destaque menor, instigando a pessoa a realizar a ação desejada.
Para avaliar a utilidade e a facilidade do uso do Avalia App, foi feito um teste com estudantes de uma Escola Técnica Estadual de Pernambuco e em seguida foi aplicado um Survey com algumas questões. Através dele, pudemos coletar dados de indivíduos que responderam a uma série de questões sobre comportamentos e opiniões. No final do Survey, também foi deixado um espaço em aberto para elogios e sugestões. Para os estudantes responderem às perguntas do Survey, foi utilizada a escala Likert com um nível de gradação de cinco pontos sobre o grau de conformidade. Assim, foram utilizados os valores de 1 a 5 para cada resposta, sendo: (1) Discordo Totalmente, (2) Discordo, (3) Não Tenho Certeza, (4) Concordo e (5) Concordo Totalmente.

Durante o teste, os alunos tiveram que responder 10 questões formuladas por uma das professoras de Biologia da escola que nos auxiliou durante todo o procedimento.

O percentual de 30,4% concordou que gostariam que o professor utilizasse o Avalia em sala de aula, 47,8% concordaram totalmente, 17,4% responderam que não tem certeza e 4,3% discordaram. Dessa maneira, podemos concluir que 78,2% gostariam de usar o Avalia novamente, enquanto 4,3% discordam.

Dentre os comentários dos estudantes destacam-se: “o app é bem massa, bem fácil de mexer e tem um design legalzão.”, “O app ta incrível tudo de bom”, “Gostei muito”.

Pelos números positivos coletados, durante o Survey realizado, foi demonstrado que o aplicativo Avalia é fácil de utilizar, 100% dos estudantes concordam com essa afirmativa, 87% se sentiram mais motivados para se sair melhor na próxima avaliação e 78,2% gostariam que o professor utilizasse o Avalia como uma ferramenta alternativa de avaliação. Como trabalhos futuros, será dada continuidade ao desenvolvimento do aplicativo e assim poder ajudar uma quantidade significativa de professores e alunos.
Avalia App
Published:

Avalia App

Published: