Victoria Baratieri's profile

Roca | Brand, Product and Service Design



Em junho de 2020 dados do IBGE apontaram que cerca de 700 mil pessoas perderam seus empregos no Brasil. Nesse contexto, muitos desses desempregados precisam procurar saídas para manter a sua renda, sendo assim, entre os dias 7 de março e 4 de julho deste ano o Portal do Empreendedor registrou 551.153 novos microempreendedores.
Em paralelo a isso, já víamos os números de empreendimentos liderados por mulheres crescerem ano a ano. Em 2017, elas representavam 48% dos Microempreendedores Individuais. Entre os motivos que levam estas mulheres a empreenderem, estão: o desejo de independência e de auto-realização, o interesse em enfrentar desafios, a chance de influenciar seu próprio destino e ter um emprego que permita flexibilizar sua atenção entre a vida profissional e a pessoal.
O foco deste projeto está nas mulheres que empreendem no setor da moda, pois dos cerca de um milhão e meio de colaboradores devidamente empregados no setor da moda, aproximadamente 75% deles são mulheres. Apesar disso, das 50 maiores marcas do mundo apenas 14% são lideradas por mulheres e entre os 10 CEOs mais bem pagos da indústria não há nenhuma mulher. Essa informação pode passar despercebida, pois a moda é uma indústria que vende massivamente para as mulheres e que depende em grande parte da mão de obra feminina.




O naming foi desenvolvido com base no conceito "rede". Uma palavra que possui diversos significados, entre eles: sedução, cuidado, percursos, coletividade e comunicação. Ao pesquisar os significados conotativos e denotativos de rede a figura da fiandeira, de uma forma ou outra, sempre se fazia presente. Dessa profissão, nossos olhares se voltaram para o equipamento que permite que a fiandeira desenvolva os fios que compõem as  redes: a roca de fiar. Roca, um nome curto, de fácil memorização, visual e em português, prezando em todos aspectos pela facilitação da compreensão do público.




O logo ainda pode ser aplicado acompanhado da tagline "fiando histórias" que foi disposta em formato circular remetendo a roda da roca de fiar.
Os elementos visuais (cor, formas, padrões e fontes) foram elaborado com base na tendência Conscious Clarity apresentada pela WGSN nesse ano, procurando sempre por um acolhimento visual.

​​​​​​​​​​​​​​


No site, é possível navegar de forma mais fácil pelos assuntos que se tem desejo de compreender. A plataforma disponibiliza uma seção de eventos, em que o público poderá pesquisar e se inscrever para participar dos mesmos. Na seção de financiamento coletivo os interessados podem contribuir de forma espontânea e as empresas podem entrar em contato para parcerias. A seção da loja online vende os produtos da marca, com o objetivo de levantar fundos para o projeto.




Outro pilar do serviço oferecido pela Roca são os conteúdos produzidos para as redes sociais, uma forma eficaz de distribuir conteúdo. Além de gerar conexão, elas possibilitam que o conhecimento esteja ao alcance das mãos. Os assuntos abordados nas redes envolvem dicas, personalidades para se inspirar, e também um canal para fomentar a venda dos produtos da loja.




A embalagem do Guia da Empreendedora foi projetada para comportar as oitenta e sete cartas desenvolvidas no projeto. Nela ainda é possível encontrar um QR Code que quando acessado disponibiliza o produto na íntegra e atualizado de forma virtual. No interior da embalagem constam 
instruções que orientam para o melhor uso do produto. As cartas estão organizadas em seis categorias de conteúdo.


Roca | Brand, Product and Service Design
Published:

Project Made For

Roca | Brand, Product and Service Design

“Roca: design thinking applied to fashion entrepreneurship” is the project that I developed to conclude my graduation in Design. The result was t Read More

Published: