Rodolfo Cavalcanti's profile

2° Lugar | ELEMENTAR | Emergency Shelter for refugees

É inegável o fato de que a crise migratória entre Brasil e Venezuela é uma realidade que afirma o despreparo e desorganização do Brasil enquanto refúgio. Com base nessa premissa o seguinte projeto foi desenvolvido para a Zona Bioclimática 8 (ZB8), essa zona é caracterizada pela intensa insolação, altas temperaturas, grande umidade e alto índice pluviométrico. Assim, foi desenvolvi- do um modelo que pudesse responder de forma direta e econômica a tais problemas habitacionais, baseando-se na vernacularidade da região e no conceito de “arquitetura elementar”, a qual funciona de modo primário, que usa a materialidade e mão de obra de forma parcimoniosa, e utiliza dos recursos passivos como responsáveis pelo funcionamento.     
Adotou-se ao módulo sentido horizontal a fim de simplificar a construção e reduzir custos, configurando o mesmo com dimensões de 8X3m, totalizando 24m², com pé-direito de 2,30m. A estrutura móvel optou pela eficiência do sistema construtivo, adaptabilidade ao meio, e eficiência de transporte e montagem.     
Algumas proposições nortearam o projeto desde sua concepção, dentre elas a adaptabilidade em sentido morador-moradia e o sentimento de acolhimento, sendo proeminentes para que o sentido de “recomeço” pudesse ser aplicado as moradias, que mesmo de forma temporária, instigam o indivíduo a refletir sua situação atual como um possível novo caminho.     
A unidade habitacional é dividida em áreas de alimentação, descanso, higiene e convivência, a qual o projeto consiste em uma estrutura leve de hastes metálicas conectadas por encaixe, que sustentam a coberta e servem como apoio para as vedações de palha artesanal.     
Manteve-se uma preocupação com o meio ambiente durante todo o projeto, induzindo a utilização de materiais de baixo impacto, que possam ser produzidos de forma econômica e adquiridos no mercado local, de forma que pudesse haver uma troca entre as culturas e benefícios para ambos os lados. O projeto conserva uma consciência sustentável, utilizando estratégias que obtenham o conforto ambiental e potencializam a racionalidade energética, destacando o uso de grandes beirais para proteção contra chuvas e insolação, movimentação das vedações (controle de insolação e ventilação), a captação de águas pluviais, e a utilização da sombra e da ventilação como protagonistas.     
O seguinte projeto buscou atender as necessidades da população refugiada levando em conta a situação fragilizada e as questões mais urgentes, considerando a pergunta; Qual o fator mais urgente enquanto a situação dos refugiados? E concluindo que o atendimento as necessidades de abrigo e proteção são esses fatores, mas levando em conta questões de viabilidade, adaptação ao meio que o projeto vai ser inserido, tempo de realocação das vítimas e aspectos ambientais e sociais.     
O sistema permeável e a flexibilidade da edificação permitem que ela possa ser adaptada a outras regiões, tendo em vista a facilidade da troca de materiais, prevendo então algumas mudanças para adequação as características climáticas.     
A beleza do projeto consiste nos seus valores e humanismo refletido em seus conceitos, estando tão ligado ao seu contexto que fora dele não pode ser plenamente entendido. Fundamentado na eficiência construtiva, econômica, e ecológica, é colocado não só como resposta imediata à crise migratória, mas como um questionador assíduo da mesma.
2° Lugar | ELEMENTAR | Emergency Shelter for refugees
Published:

2° Lugar | ELEMENTAR | Emergency Shelter for refugees

Published: