LUTO CANINO

Perder uma pessoa que amamos sempre é muito doloroso, ficamos desconsolados, sem saber o que fazer, com saudades daqueles momentos agradáveis que vivemos com ela. O luto é intrínseco à história humana, seja na vida real ou em filmes, ele nos emociona e no deixa com lágrimas escorrendo pelo rosto.

Mas esse sentimento não é exclusivo dos seres humanos, cães também são capazes de senti-lo, tanto em relação aos seus companheiros pets, quanto aos seus tutores. Além dessa dor ser por si só muito angustiante, ela pode provocar graves problemas de saúde em seu animal, portanto, é de suma importância que você esteja atento ao comportamento de seu amiguinho nessas horas.

A seguir falaremos sobre as diversas facetas do luto canino e dos cuidados que devemos ter quanto a saúde do seu animal.

Como funciona a memória dos cães?

A memória dos cães funciona diferente da dos seres humanos, contudo, muitos mecanismos do cérebro de ambos são semelhantes.

Os cães vivem principalmente no tempo presente, eles tem uma memória de curto prazo de cerca de 2 minutos. Então, por exemplo, se ele destruir seu tênis durante o dia, e a noite você for dar uma bronca nele, não vai adiantar de nada, pois ele já não lembrará mais do que fez.

Mas como os cães se lembram das coisas? A memória deles é sensorial, ou seja, baseada em sua visão, audição, olfato, tato e paladar. Eles associam suas experiências sensoriais a eventos, classificando esses eventos em bons ou ruim. Por exemplo, se você der comida para um cachorro, ele vai associam a experiência sensorial que ele teve com você, ou seja, a sua imagem, seu cheiro, a comida que ele recebeu.

Então quando você for encontrar com ele novamente depois de um tempo, ele vai associar a sua pessoa a uma sensação boa. O contrário também acontece, se você maltratá-lo, ele associará você a uma experiência negativa, e com certeza não irá com a sua cara.

Os cães sentem saudade?

Sim! Os cães sentem saudade, especialmente dos seus tutores. Em diversas experiências científicas, cachorros foram colocados em contato com o cheiro de seus tutores e de estranhos, e seus cérebros sempre se ativavam como um show de fogos quando sentiam o cheiro de seus donos.

Além disso, pode-se encontrar dezenas de casos noticiados em internet e televisão de cachorros que esperam seus donos depois que eles faleceram, como o caso do cachorro Hachiko, que por 10 anos, depois da morte do dono, esperou-o na mesma estação de trem em que eles se encontravam. História que ganhou um filme em 2009, chamado “Sempre ao seu lado”.

O que o luto pode causar aos cachorros?

Falta de vontade para fazer qualquer atividade, não beber água e nem comer, o luto pode causar vários sintomas de depressão no animal, que podem se agravar com o tempo.

É normal que seu pet fique assim por alguns dias, contudo, se ele insistir com os sintomas, procure um veterinário o mais rápido possível, pois ele pode estar doente, já que, se alimentando pouco, bebendo pouca água, e com o ânimo para baixo, é normal que sua imunidade diminua. 

O que fazer quando o seu cachorro estiver de luto?

Como já mencionado, apesar de ser um processo normal, o luto pode ser prejudicial ao seu animal quando for extremo, portanto, você deve tomar medidas para ajudar seu cãozinho a sair dessa situação.

•    Se seu pet perdeu um companheiro animal, não deixe ele sozinho e encontre um novo parceiro, contudo, saiba que o período de luto ainda existirá.
•    Esteja mais presente com seu amiguinho nos primeiros dias de luto, sua presença pode alegrá-lo, ajudando a passar essa fase difícil.
•    Mude a rotina da casa, caso seja um tutor do animal que tenha falecido, principalmente nos horários em que ele chegava em casa e estava mais presente com seu cachorro.
•    Caso os sintomas persistam, procure um veterinário, não arrisque que seu bichinho pegue uma doença decorrente da possível baixa imunidade.

Luto canino: Conclusão​​​​​​​

O luto, apesar de ser uma experiência tão dolorosa a seres humanos e cães, não pode ser evitado por nenhum de nós, uma hora ou outra iremos passar por ela, porque todos temos pessoas importantes para nós.

Mas, mesmo sendo tão doído, temos que continuar, afinal, ainda estamos vivos. Nessas horas, é muito bom ter um pet ao nosso lado, pois eles são sinceros em se importar conosco, portanto, que nós também possamos nos importar e cuidar deles. Força!

LUTO CANINO
Published:

LUTO CANINO

Published: