Frederico Milani's profileAlan Isdebsky's profile

Fau(p)


fau(p) - faculdade de arquitetura e urbanismo (da penha)

Introdução
​​​​​​​Em 2019 - quarto ano da graduação em arquitetura e urbanismo - tivemos o privilégio de desenvolver para a disciplina de Estúdio de Arquitetura, um projeto do que seria um edifício para uma escola de arquitetura e urbanismo no bairro da Penha de França, na zona Leste de São Paulo. A ementa da disciplina direcionava o que o projeto deveria representar:

"A proposta deve exprimir a representatividade simbólica de uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (...) tanto pela relação mais intima estabelecida entre a arquitetura e a paisagem do contexto, e entre o térreo e a cidade, como pela concepção da edificação em si e de seus espaços/ambientes. O principal usuário – estudante de arquitetura da graduação e da pós-graduação – deve “viver a arquitetura”. 
Considerar a fusão: edifício/cidade, cidade/edifício."
contexto urbano e entorno do lote definido para o projeto . fonte: Geosampa

Desenvolvimento
Durante as primeiras discussões envolta às premissas de partido do projeto da FAU-Penha, nos pareceu oportuno considerar características morfológicas históricas ainda presentes no bairro da Penha de França. Partimos de duas características principais: 1 - As ladeiras estreitas espalhadas pelo bairro, herança de seu histórico de ocupação; 2 - o gabarito baixo decorrente de antigos casarões de um e dois pavimentos. A partir daí, foi fundamental na concepção do edifício a ideia de manter a topografia original do lote, mantendo a "ladeirinha" como elemento estruturador dos acessos da faculdade.

Referências


Referências projetuais para o desenvolvimento do projeto: Edifício da faculdade de arquitetura e urbanismo Farias Brito (UnG), 1980 - Arq. Eduardo Kneese de Melo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Porto, 1985 - Arq. Álvaro Siza; Auditório Municipal de León, 1996 - Arqs. Luis Moreno Mansilla e Emilio Tuñón.

Nos estudos iniciais de organização dos espaços, optamos por distribuí-lo de forma setorizada, com a "ladeirinha" sendo a principal ligação entre eles. Chegamos então em 3 blocos com usos e formas distintas. O bloco A recebe os usos culturais (galeria e biblioteca) e administrativos da faculdade e o bloco B - exclusivamente pedagógico - salas de aula, laboratórios e ateliers; O bloco C recebe um programa de uso coletivo da comunidade local, com auditório e quadra poliesportiva.


faculdade de arquitetura e urbanismo da penha, 2019
23°31'21.6"s         46°32'46.2"w
área lote: 7.370 m² | área construída: 9.931 m²
autores:  alan isdebsky | frederico milani
professores: Sérgio Salles e Luiz Junqueira

Fau(p)
Published:

Fau(p)

Proposta de escola de arquitetura desenvolvida para a disciplina de Estúdio de Arquitetura - 8º semestre no curso de arquitetura e urbanismo da U Read More

Published: